30 setembro 2005

Evite as cãibras

Artigo retirado do Fórum BTT

Conheça as medidas simples que previnem a ocorrência de cãibras e as complicações que daí advêm. Uma cãibra é um espasmo muscular doloroso causado pela contracção excessiva e prolongada das fibras musculares. As cãibras constituem uma ocorrência comum e costumam durar apenas alguns minutos. São os avisos que o corpo dá. O esforço gastou o potássio extra celular, que contribui para a passagem dos impulsos nervosos através do corpo, controlando as contracções musculares. As cãibras podem ocorrer durante ou imediatamente após os exercícios, devido à concentração de ácido láctico e outras substâncias nos músculos, provocada pelo aumento da actividade muscular, ou como consequência de fibras musculares danificadas, pelo movimento repetitivo, ou por qualquer condição que produza suor abundante. Alguns casos são atribuídos a doenças vasculares periféricas (estreitamento dos vasos sanguíneos das pernas). Existem 4 diferentes teorias para explicar as causas das cãibras: 1. Teoria metabólica: neste caso ocorreriam cãibras quando o músculo fica "intoxicado" por metabolitos provenientes da actividade contráctil, como, por exemplo, o ácido láctico. 2. Teoria da desidratação: a perda de água pelo suor provoca um desequilíbrio nos fluidos corporais, e que interfere no processo contráctil dos músculos, provocando a sua contracção espasmódica. Vale a pena lembrar que na praia, durante o Verão, é muito comum ocorrer perda excessiva de água pelo suor, que é agravada pelo efeito diurético da ingestão do álcool. 3. Teoria eletrolítica: juntamente com a água perdemos, através do suor, uma certa quantidade de electrólitos (sais). A falta desses electrólitos pode comprometer o equilíbrio dos fluídos corporais, também desencadeando as dolorosas contracções das cãibras. Esta também é uma situação para a qual o frequentador da praia no Verão está mais susceptível. 4. Teoria ambiental: neste caso o factor determinante é representado pelas modificações extremas de temperatura, que provocam a constricção dos vasos sanguíneos e o défice de fluxo para os músculos, desencadeando as cãibras. Postula-se ainda um outro mecanismo, normalmente não considerado nas teorias anteriores, que seria de origem neurológica, provocado pela fadiga muscular.
Em resumo, existem várias causas possíveis para as cãibras. Podemos geralmente evitá-las tomando os cuidados de manter a ingestão de líquidos, sais minerais e, se possível, uma boa preparação física. Conselhos: Se se sentir cansado cesse o exercício físico ; Na cãibra muscular estique o membro afectado e tente relaxá-lo.
Após a cãibra, não comece novamente a correr, caminhe devagar durante algum tempo; Arrefeça com gelo a zona afectada;
Mantenha-se em movimento (o exercício ligeiro ajuda a recuperação); As massagens são óptimas na recuperação muscular;
Evite o calor;
Beba muitos líquidos, principalmente água;
Coma bananas, melão e cereais integrais (são fontes naturais de potássio, o que ajuda a prevenir rupturas e cãibras musculares);
Tome uma anti-inflamatório caso as dores se tornem intensas;
Realize exercícios de "aquecimento muscular" antes de praticar exercício físico; Pratique natação (melhora o tónus muscular).
Conheça os seus limites...

2 comments:

Isac disse...

Sofro de cãimbras todas as noites. Já tentei de tudo: magnésio, cálcio, bananas. O meu médico disse-me que não se pode fazer nada de outro. Eu li no site www.info-caimbras.org que a primeira causa das cãimbras é um excesso de eletricidade estática. Alguém pode confirmar-me esta informação? Falam de um tapete anti-estático que elimina as cãimbras dos adultos, e também as dores de crescimento das crianças. É eficaz? Queria ter algumas opiniões antes de comprar.

Layla disse...

Oi. Meu cunhado mora na França. Há 3 meses, ele comprou um MAGICRAMP. É um pequeno tapete anti-estatico contra as cãimbras. Ele me disse que ele não teve mais cãimbras. Nada mais...
Encontrei o site desse Magicramp. Por ocaso, vi que o Laboratório agora é aqui no Brasil. Eu já encomendei e aguardo a chegada do mesmo com impaciência... eu manterei vocês a par do resultado.


Em todo caso, o meu cunhado está super contente.Ele tinha cãimbras todas as noites.Há 3 meses ele não tem mais. No site tem a garantia de que ficarmos 100% satisfeitos eles reembolsam o valor pago. Informarei vocês do resultado. Se funcionar mesmo ficarei extremamente feliz, pois tenho cãimbras de 2 a 3 vezes por noite, durmo muito mal por causa disso.O site www.info-caimbras.org parece-me bem sério e o site www.magicramp.com.br também.

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power