16 julho 2010

Santa Maria da Feira - Tábua

No passado fim-de-semana como não fui ao Geo-Raid, resolvi fazer uma volta diferente. Apetecia-me rolar por locais que não os habituais. Sexta à noite lá fiz uma pesquisa rápida e depois de decidido o tipo de volta que queria fazer, escolhi rumar até Tábua.

Saí na manhã de Sábado por volta das 9:45 e segui para mais uma aventura, desta vez, com a Paula a dar-me apoio, concretamente com o almoço que não tive de carregar :) O início do percurso não era novo e como tal, dei por mim a querer despachar serviço, pois estava sedento de ver estradas e lugares diferentes, como tal a passagem por São João da Madeira e Vale de Cambra foram feitas num bom ritmo.

Um dos pormenores desta volta foi a minha tentativa de cumprir escrupolosamente o que o Gps indicava mas, mais tarde, vim a desistir desta ideia, pois ia dando cabo de mim.

A ligação após Vale de Cambra, entre o lugar de Vila Nova e Cepelos a seguir as indicações do Gps que estava configurado para bicicleta, caminho mais curto e a evitar estradas não pavimentadas (estamos a falar de seguir rotas e não track's) ia dando cabo de mim, para evitar uma curva na estrada principal, o gps não olha ao desnivel, ao relevo e manda-nos pelas ruelas entre as casas e dou por mim a fazer autênticas paredes.

É perto de Cepelos que decido mudar a abordagem ao desafio e configurar o gps para automóvel e tentar fazer o percurso por estrada. Foi a partir daí que comecei a desfrutar do percurso, paisagem e bom tempo que se fez sentir. Depois de uma longa subida de 10km, desci cerca de 12km onde confesso que cheguei a aborrecer-me porque nunca mais acabava, quando aconteceu estava mais ou menos no km 50 junto às margens do rio Teixeira e pude ainda recordar os meus tempos de Escutismo ao ver uma tabuleta para um sítio onde acampei com eles há mais de 20 anos, Casal Velide.

Seguiu-se uma bela subida até Lageira, com o calor a fazer-se sentir de uma forma mais evidente mas fui sempre controlando o ritmo e sentia-me bem. Após ter passado pelo rio Vouga em Sejães começava a derradeira subida ingreme antes do almoço com a Paula em Oliveira de Frades.

Parei cerca de 25 minutos onde pude beber bastantes liquidos e comer umas belas sandochas, frutinha e toca a andar.

A parte da tarde foi muito bonita e bem desgastante onde destaco as passagens conhecidas de quem anda nos "Geo's" como Ventoso, circuito da Penoita, Adsamo e a passagem pelo parque eólico do Caramulo. Foi giro na descida do Caramulo aperceber-me que estava a percorrer uma estrada que tinhamos feito quando fomos ver o pessoal no Geo Raid de São Pedro do Sul no 2º dia... Fornelo do Monte, onde tiramos em Abril umas fotos engraçadas na presença do Pinto, da Bibas, o Nherf, etc.

Segui para Tondela onde comprei uma cola e uma água e onde ainda consegui ver o final de uma etapa do Tour, faltava apenas mais uns quantos km's para chegar a Carregal do Sal e finalmente chegar a Tábua, onde a Paula já esperava por mim. Foi uma volta que gostei bastante e cada vez sinto mais que é deste tipo de "aventuras" que me dá mais gozo fazer.

A foto foi tirada pelo fotógrafo do Geo Raid Agnelo Quelhas.

3 comments:

quickfreddie disse...

2900m e 140km parece-me uma voltinha bem equilibrada... a repetir com o resto da muleirada, não?

BruMau disse...

Claro, é só combinar.

Anónimo disse...

aconselho-vos a visitarem o "CABEÇO Das AVAS" - (tem um marco geodésico) na aldeia de Adsamo.
É lindissimo...

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power