29 julho 2010

Regresso às origens

No passado Sábado, eu e o Rodes decidimos fazer uma voltinha de btt pelo "nosso quintal".

Lá rumamos aos saudosos caminhos de Pigeiros fazendo a subida do tubo para chegar às imediações do Pedra Bela (o Hotel está agora com óptimo aspecto!). Começamos a descer e desde logo veio ao de cima uma sensação que depois partilhei com o Rodes, "pareço uma avózinha a descer".

O Rodes disse e é bem verdade, quando andávamos constantemente nos trilhos, desciamos Pigeiros mesmo a "abrir", no Sábado a falta de à vontade era evidente. É claro que dei logo a desculpa que o terreno estava muito remexido e que estávamos com a pressão dos pneus para estrada, o costume... cepos :)

Reparamos, admirados, que havia uma prova de duatlo em Pigeiros que iria começar às 16h. Pelo aparato, não dava a entender que fosse haver muita adesão, aliás comentamos logo sobre a pouca divulgação da prova.

Rumamos ao lugar das 2 Igrejas e antes de lá chegar, descobrimos que nos tinham dado cabo dos trilhos pois estes deram lugar a uma futura estrada, claro está que eu e o Rodes fomos logo ver onde dava a estrada e chegamos à brilhante conclusão que se a estrada está fechada e vedada é porque ainda não tinha saída, lol!

Lá demos com uns trilhos antigos que resistiram às modernices e atacamos a descida onde há uns 2/3 anos mandei o meu maior espalho com o punho a tocar no tronco de uma pequena àrvore, essa descida está uma autêntica autoestrada, cada vez mais um autêntico estradão.

Se nos apercebemos que o nosso à vontade a descer não era o mesmo, também me apercebi ao subirmos uma calçada de pedras polidas, que a nossa condição física é bem diferente desses tempos de "desbunda" constante na terra, a calçada foi subida no prato do meio, ficando com a sensação que antigamente era mais longa e bem mais difícil.

Depois andamos por algumas povoações que nunca tinhamos passado, pelo menos naquelas estradas como Tanhel, Orvida, centro de Fermedo e por umas ruas de Escariz, qual não foi o meu espanto, estávamos ao lado do Júlio em Abelheira como se viéssemos da estrada de Castelo de Paiva.

Ora depois de umas àguas toca a descer para os caminhos que iriam dar ao final da volta de Gondomar, onde deu para passar pelo trilho da "lavagem automática" cada vez mais fechado pela vegetação, e pelas descidas espectaculares até às imediações de Tropeço. Depois foi subir até Chave, onde bebemos mais umas àguas e uma Cola e rumamos até casa. Mais um Sábado bem passado mas onde sentimos a ausência do resto da muleirada e amigaços.

Pode ser que a malta se consiga reunir nos próximos tempos, com as férias, sei que não é fácil.

Elevação Máxima - 566mts
Ascenção Total - 1436mts
Tempo Deslocação - 4h 07m
Deslocação Média - 15.4 km/h
Velocidade Máxima - 67.7 km/h

1 comments:

wilrod disse...

"Rumamos ao lugar das 2 Igrejas e antes de lá chegar, descobrimos que nos tinham dado cabo dos trilhos pois estes deram lugar a uma futura estrada, claro está que eu e o Rodes fomos logo ver onde dava a estrada e chegamos à brilhante conclusão que se a estrada está fechada e vedada é porque ainda não tinha saída, lol! "

Priceless...

:-)

Foi bom voltar a rolar...no passado!

See Ya...

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power