06 julho 2008

Voltinha de Sábado 2



"Faltinha"?!?! Malucos?!?! ...nem por isso!


Maluqueira é mesmo ter saído às 6 da manhã de São João da Madeira (o nascer do sol era às 6:07). Mas, tinha que ser feito. :D


Tinham-nos prometido um percurso offroad até Fátima. Que seria com muito alcatrão até à Mealhada, já todos tínhamos visto (graças ao Google) mas o que não sabíamos era o que estava para vir.


O início é realmente verdadeiramente irritante de tanto zig-zag e sobe-e-desce pequenino. Passa a antiga N1 de um lado para o outro pelo menos aí umas 50 vezes e isto tudo antes de chegar a Albergaria.



A juntar à festa começamos logo mal. A minha "amarelinha" já levava a roda empenada de casa e eventualmente um dos raios cedeu. O ElPinto tinha o desviador de tal forma que não conseguia mudar de pratos. Tudo isto fez com que adicionassemos 1:30 ao tempo de viagem que de outra forma teria sido evitada.


Há vantagens em seguir as estradas secundárias. A primeira, e isto dito por quem já fez o percurso por estrada, é a falta trânsito e o nível de stress que isso implica. Dá para ir a par muito tempo e sempre se dizem mais uns disparates, não é Rodes? A segunda é que introduz mais variedade ao percurso. Acho que o cenário visto da estrada é francamente deprimente. Muitos armazéns abandonados, sucatas e animais em putrefacção. Pela alternativa interior, não há nada disso. O percurso é mais rural e há sítios em que nos cruzamos com peregrinos que fazem os Caminhos de Santiago na direcção oposta.


Na verdade este percurso é quase todo intransitável por bicicleta de estrada. Ficavam as rodas feitas num oito bem rápido. Mas é muito acessível para BTT. Diria que noventa por cento será caminho pavimentado, ou mesmo asfaltado. Claro que há umas surpresas do género do leito de um rio seco cheio de rochas ou umas subidas a 18% de declive no todo-o-terreno.




De facto as subidas finais são só para malta com muita convicção. Depois de 200km contabilizados ainda há que querer muito chegar a Fátima. Os kilometros finais de Ourém para Fátima são o sprint final, para quem ainda tiver vontade. São 5 km de subida que a Muleirada fez a rasgar! Qual 200km qual o quê! Quando lá chegamos estavamos todos cheios de energia! Ou era com medo de não ter água quente ou então era para serem os primeiros a serem fotografados pelo Samuka que nos foi buscar. Obrigadão amigalhaço!

Para a próxima fazemos isto no Sábado e regressamos pela estrada no Domingo... está combinado!

;-)

clica aqui para ver as fotos no picasa

5 comments:

Anónimo disse...

Samuka... obrigado pelo coment.. :);)

Ivo Azenha, Bikesurfers

Anónimo disse...

Amigos, quase nos encontramos. Também por lá andamos nesse dia camaradas.

Como conseguiram arranjar esse "track"?

Malucos!

Numa foto onde estão todos juntos, reparamos na diferença de declive do El Pinto para os outros. É ele mesmo grande ou vocês tão pequenos?

Forte abrassom a todos vocês amigos

RUUULAAA TEAM

BruMau disse...

Acho que o track foi através do forumbtt, o Pinto depois confirma. Ah... ele estava esticado para a foto, o Rodes é mais alto, lol :)

Volto a dizer... gostei muito, venha Santiago :) Já me inscrevi no Extreme. Ainda só lá vi o Pinto e o Quick. Vamos lá pessoal!

Unknown disse...

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,15793.msg372039.html#msg372039

quickfreddie disse...

há um ficheiro (1.56Mb) que faz a comparação directa entre o track original e o realmente realizado que podes sacar daqui .

Este ficheiro surgiu como resposta à polémica instalada aqui, no ForumBTT

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power