25 outubro 2006

Cuidados a ter com o frio.



Se a época é de carácter frio é conveniente tomar as seguintes precauções:

- Saídas nas horas mais quentes do dia.

- Usar indumentária que, embora protegendo o corpo do frio, permite a respiração cutânea.

Para esse fim devem adoptar-se as camisolas de lã (cujo poder isolante é superior ao da seda e do algodão), com uma folha de jornal entre as duas camisolas, a fim de proteger o tórax do frio, evitar os casacos impermeáveis (exclusão feita ao tempo chuvoso), porque fazem suar excessivamente desidratando, assim os músculos são obrigados a trabalhar num ambiente em que a concentração de ácidos é aumentada, na sequência da diminuição de líquidos.

Muitos corredores ciclistas utilizam o impermeável, ou vestem demasiados agasalhos, no intuito de perder peso. Todavia a perda de peso que se regista, no fim do treino, resulta unicamente da perda de água (eliminação de líquidos, o que por acaba por resultar num engano. É que se a comparação de peso for efectuada passado aquele lapso de tempo, em que o organismo recupera naturalmente o seu débito de líquidos, conclui-se que a verdadeira e real perca de peso, nem por isso é importante e assinalável. Tão pouco serve o facto de se limitarem as bebidas, visto que, o corpo humano uma vez défice de líquidos é obrigado a concentrar a urina ( que contem, normalmente 95 % de água, que serve para veicular os 30 % de substâncias orgânicas e os 20 % de sais minerais) e, por outro lado, a utilizar obrigatoriamente toda a percentagem de líquidos contida nos alimentos. Pelo mesmo motivo o uso, sobre a pele, de cremes para aquecer.



A actividade muscular é, por norma, medida e condição suficiente contra os efeitos da temperatura baixa. A aplicação de líquidos ou pomadas repulsivas, associadas ao calor derivado da actividade muscular impõe ao organismo uma maior perda de água, através da transpiração. Isto implica, necessariamente uma desidratação a nível local, o que obriga o músculo a trabalhar num ambiente desfavorável (já referido) sem razão plausível.

Limitar a prática de “ROLOS“, actividade que muito embora resolva o inconveniente do frio, não proporciona qualquer progressão na preparação. Nem pouco mais ou menos se assemelha a uma normal sessão de treino em estrada. A ausência de diversidade de acção, comparado com o movimento da pedalada em estrada, a falta de resistência á penetração atmosférica, (por permanência estática em ambiente fechado), e por fim, preocupação de evitar o estado negativo de peso e fadiga nas pernas, obrigados a trabalhar num ambiente celular desidratado e hiperácido desaconselham as sessões de rolos superiores a 10/15 minutos.

A única vantagem dos rolos como elemento componente do treino, pode ser a aquisição de uma nova situação de equilíbrio, facto que concorre para um maior e melhor domínio da bicicleta.



Usar calções ou calças com protecções, aplicar nessa protecção pomada á base de óxido de zinco e óleo de linhaça. Só através destes cuidados se pode evitar que a pele da zona que assenta sobre o selim, se irrite na sequência do continuo atrito, provocado pelo movimento da pedalada.

Usar sempre, em contacto com a pele, uma camisola interior em lã, produto que tem excelentes propriedades de absorção do suor.

Proteger do frio as extremidades, especialmente os pés, os quais são obrigados a uma quase imobilidade, durante a tempo de treino na bicicleta. Nas mãos deve usar-se luvas, um barrete de lã que proteja também as orelhas. Se não obstante estes cuidados as mãos e os pés ficarem gelados ao fim de uma secção de treino, sob baixa temperatura, recomenda-se, para regressar á normalidade, mergulhar os pés e as mãos em água fria – primeiro. Depois gradualmente tépida até recompor a temperatura. O aquecimento brusco pode provocar perturbações nos vasos capilares.

Retirado do site
Ciclomarca

4 comments:

Lumitoca disse...

Olá

Se calhar já viram, mas... acho que estão dois MulaRiders junto a mim numa foto da Maratona Vale do Vouga. Podem vê-la no site da prova ou no meu blog.

Cumprimentos,

BruMau disse...

Não somos nós... as nossas T-Shirts têm a nossa querida Mula... Abraço

disse...

olá companheiros!
o meu nome é António Sá, sou tambme da feira, e praticante de BTT e ciclismo de estrada,embora me cruze com alguns de vós, conheci o vosso blog atraves do site do bttarouca e do blog do n.d.travanca. antes de mais dou-vos os parabens pelo vosso entusiasmo pelo BTT e pelo blog, sou visitante assiduo! Um dia temos de combinar uma saida pra vos conhecer melho.
abraço!

BruMau disse...

Boas.

Sá, obrigado por nos visitares... quando quiseres é só avisar, pelo menos ao fim de semana, andamos sempre.

Abraço.

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power