27 janeiro 2010

Centro de Educação Ambiental da Ribeira de Pardelhas

Este ano estreiam as visitas guiadas para grupos de duas rodas que poderão partir á descoberta do património natural e cultural.


O Centro de Educação Ambiental da Ribeira de Pardelhas, na Murtosa, está oficialmente inaugurado. Trata-se de uma estrutura fundamental para a estratégia local e regional de promoção da utilização da bicicleta, em particular na vertente de descoberta do património natural e cultural do Município da Murtosa, segundo o presidente da Câmara, Santos Sousa.
Referindo-se ao Projecto “Murtosa Ciclável”, o autarca lembrou o caminho percorrido desde que, há cerca de 3 anos e meio, Murtosa viu ser aprovada a sua candidatura ao Projecto de Mobilidade Sustentável. “A estratégia ciclável do Município estava em permanente construção, contando com a participação de todos no seu processo de consolidação e crescimento”, explicou. A comprovar este esforço de promoção turística, aliada ao uso da bicicleta, está a utilização de guias para passeios de duas rodas.
Aos fins-de-semana, num esforço pioneiro de incremento do eco-turismo, estão disponíveis guias para ajudar os visitantes da Murtosa a desfrutar melhor dos circuitos propostos. Há bicicletas de utilização gratuita disponíveis e para agendar o passeio, basta enviar um e-mail ou uma SMS.

A pé ou de bicicleta
As visitas são vocacionadas para percursos em duas rodas, mas também contemplam algumas zonas para caminhantes, de acordo com o perfil do terreno. A saída “tipo”, segundo a organização, começa com uma sessão de acolhimento, enquadrando os participantes nas características naturais da zona.
Os cicloturistas podem sair do Centro de Educação Ambiental da Ribeira de Pardelhas, para as deslocações pela parte nascente do território, ou do estaleiro/museu instalado na praia fluvial do Monte Branco, de onde partem os grupos destinados à zona poente. Recorde-se que a Murtosa tem 80 por cento do seu território integrado na Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro.


João Pedro da Fonseca Cirne

0 comments:

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power