27 janeiro 2010

Centro de Educação Ambiental da Ribeira de Pardelhas

Este ano estreiam as visitas guiadas para grupos de duas rodas que poderão partir á descoberta do património natural e cultural.


O Centro de Educação Ambiental da Ribeira de Pardelhas, na Murtosa, está oficialmente inaugurado. Trata-se de uma estrutura fundamental para a estratégia local e regional de promoção da utilização da bicicleta, em particular na vertente de descoberta do património natural e cultural do Município da Murtosa, segundo o presidente da Câmara, Santos Sousa.
Referindo-se ao Projecto “Murtosa Ciclável”, o autarca lembrou o caminho percorrido desde que, há cerca de 3 anos e meio, Murtosa viu ser aprovada a sua candidatura ao Projecto de Mobilidade Sustentável. “A estratégia ciclável do Município estava em permanente construção, contando com a participação de todos no seu processo de consolidação e crescimento”, explicou. A comprovar este esforço de promoção turística, aliada ao uso da bicicleta, está a utilização de guias para passeios de duas rodas.
Aos fins-de-semana, num esforço pioneiro de incremento do eco-turismo, estão disponíveis guias para ajudar os visitantes da Murtosa a desfrutar melhor dos circuitos propostos. Há bicicletas de utilização gratuita disponíveis e para agendar o passeio, basta enviar um e-mail ou uma SMS.

A pé ou de bicicleta
As visitas são vocacionadas para percursos em duas rodas, mas também contemplam algumas zonas para caminhantes, de acordo com o perfil do terreno. A saída “tipo”, segundo a organização, começa com uma sessão de acolhimento, enquadrando os participantes nas características naturais da zona.
Os cicloturistas podem sair do Centro de Educação Ambiental da Ribeira de Pardelhas, para as deslocações pela parte nascente do território, ou do estaleiro/museu instalado na praia fluvial do Monte Branco, de onde partem os grupos destinados à zona poente. Recorde-se que a Murtosa tem 80 por cento do seu território integrado na Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro.


João Pedro da Fonseca Cirne

25 janeiro 2010

Novo ano, quais os desafios?

Mais um ano que passa e um 2010 cheio de oportunidades começa a surgir.

A pergunta que faço é a que todos nós pensamos mais cedo ou mais tarde, quais os desafios a que nos propômos este ano?

Pelas nossas conversas já é ponto assente que vamos novamente ao Geo Raid Series, há quem pense em Serpa, Travessias, Open Xcr's e eu pergunto... e Santiago, será este ano?

Eu acho que não vou ter a mesma disponibilidade de tempo como nos outros anos mas, espero continuar a treinar, para que ao menos não sofra como neste fim de semana em que senti-me como se não andasse de bike há meses.

Deixem sugestões para que possamos organizarmos-nos e marcar na agenda o que for possível.

14 janeiro 2010

Aqui está algo diferente para partir no fim-de-semana...

Temos candidatos?

13 janeiro 2010

Campanha “A Cura Sou Eu”


CHN promove, de 9 a 16 de Janeiro, campanha que visa a sensibilização para a doação de medula óssea.

O Centro de Histocompatibilidade do Norte (CHN), em parceria com o NorteShopping, vai lançar, no dia 9 de Janeiro, uma campanha de sensibilização para a inscrição de dadores de medula óssea, através da doação de sangue.

Esta iniciativa, voluntária, foi idealizada por um grupo de cidadãos: Luísa Bustorff Silva, Romualdo Salcedo, Ana Lima, Pi Osório, Isabel Macedo Pinto e Carmo Pinheiro.

A campanha, sob o mote “Cada pessoa é única - A Cura Sou Eu!” decorrerá de 9 a 16 de Janeiro, no Piso 0 do NorteShopping, junto à loja AREA.

A recolha de sangue será efectivada nos seguintes horários:
- Dias 9, 10 e 16 de Janeiro: entre as 10h00 e as 20h00.
- Restantes dias: a partir das 13h00.

O lançamento desta campanha contará com a presença de Helena Alves, Directora do Centro de Histocompatibilidade do Norte.

Com esta campanha de sensibilização pretende-se desmistificar o assunto, doação de medula óssea, e esclarecer que apenas é feita uma recolha de sangue para verificar se existe compatibilidade.

Para mais informações, consulte:

Centro de Histocompatibilidade do Norte: http://www.chnorte.min-saude.pt/

A vida não é só BTT (antes fosse)... Vamos ajudar quem precisa. Eu já fiz a minha incrição.

12 janeiro 2010

Maratona BTT - Mortágua

Ano passado para aferir (escrevo ou não escrevo bem, ah?) a minha condição física, decidi participar pela 1ª vez numa prova em Mortágua. Inscrevi-me nos 80 km's e não dei por mal empregue o dinheiro pago na inscrição. Para além de tudo muito bem organizado, fomos presenteados por um percurso lindíssimo, bastante variado e com um pouco de tudo para agradar a Gregos e Troianos.

A prova vai realizar-se no dia 28 de Março e a inscrição custa 15€. Com o pagamento da mesma temos acesso a almoço, banhos, brindes, seguro e 4 abastecimentos.

As inscrições realizam-se até ao dia 24 de Março.

Para mais pormenores, consulta aqui, o site da prova.

09 janeiro 2010

bikes noutras paragens...

Lá porque estou longe não quer dizer que não pense em bikes...

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power