10 outubro 2009

3a Maratona da Póvoa do Varzim 2009

Uma vez que já há muito tempo que não mando para aqui umas larachas, penso que hoje será em boa hora, justificado e mesmo, necessário. :D

Antes demais, quero demonstrar publicamente o meu desagrado por esta nova mania que o Rodes tem de andar a treinar que nem um louco e depois dar coça em toda a gente. Ora, era bem mais engraçado quando era eu que ia para a frente e ele é que sofria! Não percebo porque é que isto teve que mudar! Não foi discutido em assembleia e como tal, a actual postura viola os estatutos dos MulaRaiders! E se alguém vier com o comentário estúpido que os MulaRaiders não têm estatutos nós fazemos uns à pressa e proibimos o Rodes de andar rápido! Pronto, tenho dito. :D

Voltando ao tema da Póvoa; Foi um arranque calminho ali a picar as 193bpm logo no km5. Claro que a coisa acalmou o suficiente para a média dos primeiros 10km ser de er... 177bpm... calminho portanto!

Indo eu de língua de fora lá vi o Rodes a passar por mim (numa subida claro) firme e forte em cima daquelas pernas sem ponta de gordura e lá lhe disse adeus.

Não se adivinhava uma maratona difícil. O acumulado era menor do que os 5Cumes do fim de semana passado e segundo informações de malta local, seria fácil tirar aí uma meia-hora ao tempo dos 5Cumes. Fisgado nas 4horas de corrida lá ia eu tentando convencer as pernas a entenderem-se com o coração para que chegassem a um entendimento de ritmo.

No meio desta mediação olho para a frente e vejo o Rodinhas desanimado a olhar para a sua menina "Furaste?"... responde ele: "Eh pá, não! Foi a corrente!". Bom, era um serviço para o QuickFreddie! E ainda bem! Era da forma que o coração fazia umas férias do ritmo parvo a que eu me tinha proposto a fazer.

É claro que enquanto eu procurava a ferramenta adequada para o serviço, o Rodes decidiu redesenhar o circuito da corrente pelo desviador. Eu, claro está, não reparei nisso! Arrancamos e digo-lhe eu, vai buscar os gajos da frente! Dá-lhe gás!

Ele arrancou (mais uma vez numa subida) como se não houvesse mais subidas para o resto do dia.

Eu só fazia contas à estatística que só na semana passada reparei que o Polar recolhe. Chama-se "coasting" e basicamente é quando somamos quilometros sem pedalar. Nos 5Cumes andei 17km sem pedalar mas aqui estava-me a parecer que iria ser menos. O percurso é sem desníveis mas nem por isso permite rolar descansado. É preciso ir sempre a colocar esforço nos pedais.

Pensava eu nesta estatística quando mais uma vez olho para a frente e lá está o rapaz com o mesmo olhar desanimado... "Então?!?!"... diz ele:"montamos esta ***** mal!". Conclusões tiradas acerca do futuro deste homem na área da pesquisa e desenvolvimento ciclístico, procedemos a passar a corrente pelo seu percurso original... "Muito melhor!" dizia ele.

Com esta ele achou por bem seguir comigo o resto do percurso. Não fosse o diabo tecê-las! Assim como assim sempre seria treino para o GeoRaid. Assumimos a já usual estratégia do comboio. O Rodes foi para o lugar da locomotiva e eu, er... bom, eu era o lastro!

Lá fui fazendo das tripas coração para seguir na roda do gajo enquanto ele pedalava muito abaixo das suas capacidades. E ainda bem! Ainda bem porque assim a porra da corrente aguentou quase até ao fim. Pois é, quase! Ao km 68 pumba! Corrente rasgada! Mais uma intervenção do técnico de serviço e ala que se faz tarde! Já faltava subir pouco e depois foi um tirinho até ao fim. Nos últimos 9km fizemos média de 28km/h. Nada mal para uma locomotiva a puxar lastro!

Ao todo, com as paragens ao km 12, 34 e 68 perdemos 14min. Isto colocar-nos-ia imediatamente abaixo do tempo das 4 horas mas mesmo assim 47min atrás do primeiro... Como o rapaz fez 3h13min acho que não vou saber nunca...

Banhoca tomada, fomos descarregar as nossas frustações na esplanada ao pé do Casino enquanto mandamos abaixo as Coca-Colas da praxe e discutimos assuntos de elevado teor intelectual que não têm lugar neste blog...

Haja boa-disposição!

5 comments:

RUUULAAA TEAM disse...

Conheço uns rapazesque não era a corrente, mas sim furos!!!!

wilrod disse...

Viva...

Pois, esta maratona acabou por ser mesmo como o Mister disse no fim..."Haja boa-disposição!"

Depois dos meus azares (e uma aselhice minha) ter estragado a prova, tanto a mim, como principalmente, ao Mister, ainda deu tempo para um grande gozo ao treinamos a táctica para a semana!

O Repasto no fim em plena esplanada na Povoa...hehe, era como dizia o Mister : "Isto sim, é que era viver!!" hehehe

E eu bem que concordava com ele...

Até para a semana...

BruMau disse...

Isso é que é força nas pernas, nem as correntes aguentam :) Ninguém se aleijou, é o que interessa. De certeza que foi um bom treino para o Geo.

E o percurso era giro?

Pela laracha do Quick, deu para entender que devia ser mais uma maratona para moer.

Sergio Pinho "Pinito" disse...

Bem... isto é que é treinar... Treina-se tudo a tecnica o ritmo o espirito de equipa... ate a mecanica... Estes tipos são uns profissionais do c***...
Eu no proximo Geo tb vou ser puxado pela locomotiva... Mas é isso mesmo " Haja boa-disposição " e umas boas c***... ou pedaladas!!!

Abraço amigos
Afro Race

quickfreddie disse...

prás ca.... contas sempre "cá ca gente"!

:D

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power