31 março 2009

Rescaldo Maratona Mortágua



Depois de ter lido a crítica sobre a prova do ano passado, achei que esta prova ia servir os meus propósitos, verificar o nível de forma a menos de 1 mês do Geo-Raid e dar-me algum ritmo competitivo, uma vez que tirando Coruche, não fizemos mais nada.

Apesar de ter andado adoentado durante a semana, a partir de quinta-feira comecei a sentir-me bem melhor e resolvi ir à prova. No Domingo lá rumamos a Mortágua…

Depois de levantar o Dorsal numa secretaria bem organizada e despachada, apercebemo-nos que o pessoal já tinha feito o controlo zero e ocupava as primeiras posições para o arranque da prova. Escusado será dizer, que para a próxima tenho de chegar mais cedo, para não ficar sem ver o arranque.

Depois de um arranque “à Portalegre 2008” (os mulas entendem) lá fui passando os mais atrasados e fui tentando entrar no meu ritmo. Os primeiros quilómetros fizeram-se num ritmo alto, pois os trilhos eram bastantes rolantes num sobe e desce muito divertido mas, ia moendo. Não me lembro de entrar numa prova em que se visse tanta gente com tanto furo, o que sinceramente surpreendeu-me, pois o piso nem era nada rochoso.

Lembro-me de pensar, que aos 40km’s me sentia bem, apesar de ver muito pouca gente à minha frente após a divisão para os 80km’s. Sorri e pensei… Puxa será que só andei a passar gente dos 40?

Foi por volta dessa quilometragem que tivemos a subida do dia, cerca de 20km até às Eólicas (como o Joaquim “da Bfour” mais tarde me contou, no grupo deles costumam a dizer que é uma subida “à Homem”).

Depois de um abastecimento lá me convenci a atacar a dita subida estilo “à Homem” e sinceramente nem correu mal, vindo a ganhar algum terreno para algum pessoal que entretanto foi aparecendo no meu alcance. Pensei que se chegasse ao topo da subida, tinha a maratona feita, uma vez que faltavam cerca de 20km’s maioritariamente a descer. Puro engano…

No fim da subida comecei a sentir uns “ameaços” de fadiga, mas foi quando me avisaram que existia umas descidas valentes após as eólicas, que comecei a ter problemas. Comecei a descer a um bom ritmo, mas assim que começa a trepidação, começo a sentir cãibras, é verdade… a descer, até fiquei pasmado!

Cada subida que apareceu, tive de a fazer com uma cadência muito alta e desmultiplicada para não forçar os músculos e aí perdi algum tempo, mais algum para ajudar um colega que mandou um valente tombo à minha frente, rasgando o braço (espero que estejas melhor António) e depois foi arrastar-me até ao fim, danado comigo mesmo e com a minha falta de força. Já estou como o outro “Caixa tinha, pernas é que não”.

Moral da história, vi que fiquei em 79º lugar a cerca de +/- 1 hora do 1º… não foi um bom prenúncio e ainda fico mais apreensivo pois até aos 60km’s nem acho que tenha andado nada mal, o pessoal é que está a andar bem melhor do que eu ;) Há que continuar a treinar...

P.S. - Parabéns Joaquim pelo excelente 23º lugar ;)

5 comments:

torpedro disse...

Bem.. se achas k ainda não tás no ponto, esta maratona veio mesmo a calhar, afinal ainda tens (a partir de agora) 25 dias para apurar a forma!! De qq modo, não estiveste mal, o 1º é andava muito, eheheh..

Quanto ás (ultra)distâncias, tá cada vez mais perto o II ENCONTRO RUUULAAATEAM, um mês passa num instante.. Concentrem-se no Geo.. e na semana a seguir, vão "descomprimir" e almoçar com a malta! (Sim.. eu sei k não é facil decidir... o Frinxas também vai lá estar, eheheh)

Grande abraço, e boas pedaladas

quickfreddie disse...

ui... custou assim tanto?

estou feito!!

:-(

FRINXAS disse...

Quick, está-se a armar este!!!

Afro Race disse...

Grande Bruno... estarei contigo no Geo Raid... Tudo bem com vcs? Sorry ainda nao ter dito nada dps das 24 horas mas estive fora... na China... Obrigado pelo apoio em Coruche...

Sergio

Anónimo disse...

Caros Amigos Mulas!

De facto tb participei na Mrt de Mortágua.. estava um excelente dia para dar com força nos crank's... o céu estava limpo e a temperatura convidava...O mondego e a Aguieira ao fundo, Caramulo e Buçaco... Paisagens de perder de vista... IMPEC...
Subida 20Km, é a cereja em cima do bolo numa mrt de 80kms.. dá para tudo..pemsa-se muito e sobe, sobe,heheheh.. pena que é exactamente nesta altura da prova 50..60ksm que me vou abaixo.. já o sei então focalizo na 'pedalada seguinte' esquecendo quanto falta... e consegue-se superar. no final da subida o pr eólico e o mereciso prémio: descida.. foi na 1ª parte desta descida que recuperei.. para que podesse estar mt bem nos últimos 15kms.. assim foi no final estava em força e não tive qq dificuldade de terminar em carga!.. tempo final 3h 43m (23ºlugar) foi muito bom.
obrigado Bruno

Boas pedaladas
Joaquim Pereira
BFOUR K2BTT

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power