04 setembro 2008

Maratona BTT 5 Cumes Barcelos 2008

Programa

Local da concentração e Partida:
Campo da Feira de Barcelos, Avenida da Liberdade

(parque fechado – ponto 00)

07:30 > Concentração dos Participantes no Campo da Feira e abertura do secretariado
08:50 > Ultimas verificações de Secretariado
09:00 > Cerimónia de Abertura com a Presença do Presidente dos Amigos da Montanha e Vereadores da CMB.
09:15 > PARTIDA (acompanhamento policial P.S.P Barcelos)
09:30 > Entrada no percurso - ritmo livre
::
13:00 > Chegada dos primeiros participantes do percurso 3 Cumes
14:30 > Chegada dos primeiros participantes do percurso 5 Cumes

A chegada é Largo do Porta Nova, com controlo de tempos
::
15:00 / 15:30 > Abertura do Almoço (Escola Preparatória C+S Gonçalo Nunes)
16:30 > Sorteio de Prémios

O percurso da maratona atravessa os cumes dos 5 montes que rodeiam o vale da cidade: o monte de S. Mamede (399mts), monte S. Gonçalo (489mts), monte do Facho (304mts), monte de Airó (389mts) e o monte da N. Sr.ª da Franqueira (297mts).

No total estende-se por pouco mais de 80km e percorre os cumes dos montes referidos, havendo contudo a opção “curta”, com 3 cumes, com cerca de 52km. A divisão do percurso é no monte do Facho. Os primeiros 4 km serão por estrada, devidamente acompanhados por agentes da autoridade, em direcção e Vilar do Monte.

A diversidade de trilhos no percurso entusiasma "gregos e toianos": os cumes têm características diferentes e caminhos diferentes. No primeiro monte, S. Mamede, o caminho é muito curto e técnico, os participantes rapidamente chegarão ao cume, onde os aguarda a primeira vista sobre a cidade e donde conseguem ver os restantes cumes do percurso. A descida deste monte é relativamente longa, por estradões recentes.

O 2º cume, S. Gonçalo, o acesso é mais prolongado, sem desníveis acentuados, permitindo aos participantes manter um ritmo constante. A distância entre o 1º e o 2º cume é relativamente pequena e pensamos que será possível ver os participantes de ambos os lados. A descida de S. Gonçalo é muito longa, rápida e com algumas zonas técnicas, mas sempre muito fluidas, permitindo rolar com velocidade.

O monte do Facho, local da escolha entre o percurso completo ou a versão curta, tem estradões em piso duro, com várias partes em plano, o que vai permitir rolar com facilidade e recuperar um pouco. Contudo, existe uma subida mais intensa nos últimos 100 mt, embora com nível técnico muito baixo. Uma vez no cume, os participantes poderão escolher entre continuar o percurso ou então voltar a cidade.

O 4º cume, monte de Airó, é conhecido como o "Gerês de Barcelos" dada a semelhança da vegetação e os espectaculares trilhos estreitos em terra dura. Este monte tem os melhores trilhos do concelho e desníveis pouco acentuados, porque vai permitir rolar com velocidade, tanto a subir, como a descer!

O último cume, da n. Sr.ª da Franqueira, não é particularmente difícil, a subida vai ser por estrada (uma parte), e a descida também, aliviando os participantes de esforço suplementar.

A chegada a Barcelos vai ser pela ponte medieval (ou romana), um dos melhores cartazes da cidade que será sem dúvida, uma excelente recordação.

Inscrições aqui

3 comments:

Unknown disse...

Porreiro, Jersey e Meias por 20€... e como brinde podes fazer um percurso de 50 ou de 80km e almoçar... gosto desta loja :D:D:D

E calções??? Alguém sabe onde se vendem calções pelo mesmo preço???

quickfreddie disse...

lembro-me do primeiro ano em que fizemos esta... foi muito bom!

pena que haja umas 24hrs neste fds... hmmmm

Unidos Pelo Pedal disse...

Excelente blog que voçês cá têm.Continuemo bom trabalho e claro sempre a pedalar.
Cumprimentos dos unidos pelo pedal.

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power