24 setembro 2007

Volta a solo…

Este Sábado devido à deslocação dos Mulas à Maratona dos Gatões não tive companhia para a volta habitual. Comecei a pensar aonde iria, uma vez que não me queria aventurar a andar no mato sozinho e decidi ir para os lados da praia da Lomba (Rio Douro). Percurso engraçado com muita subida e descida, o ideal para treinar resistência e cárdio, pensei eu.

Saí de casa por volta das 14:15 com um pensamento “raios parta” que não me livro da subida dos 17. Lá fui subindo, tentando aquecer e entrar no meu ritmo o que só viria a acontecer a chegar à Big Cânsil.

Apanhei muito vento de frente o que me agradou pois a ideia de que no regresso viria a favor do vento, era reconfortante. Durante a descida para Caldas de S. Jorge lembrei-me logo do Rodes, “se ele estivesse aqui, era dar aos pedais até à ponte”. Comecei a subir e a desfrutar do bom tempo que se fazia sentir, nesta altura começo a ficar com outras ideias, será que dá tempo para chegar a Castelo de Paiva de modo a que esteja em casa da Paula às 19h para um jantar de família, hum vamos ver…



Passo pelo corte para a praia da Lomba e penso, ui vai ser apertado, mas eis que apanho uma descida enorme até Pedorido (que vista fabulosa para o Rio Douro) e ganho novo alento. Foi por pouco tempo, logo à saída de Pedorido a estrada está em obras e sou obrigado a fazer um pouco de TT para não parar nos semáforos das obras. Faltavam ainda 22km para Castelo de Paiva.

Mais à frente uma placa anuncia a morte do artista, estrada fechada, desvio para Castelo de Paiva na direcção do alto de S. Domingos (vim a descobrir como se chama, depois de perguntar a um local o que era aquela Igreja lá em cima).

Lá vou subindo e a pensar mas… e agora. Voltar para trás nesta fase parecia-me frustrante. Eis que chego ao cimo e vejo as tabuletas, "Arouca… hum, será que fica muito longe, que se lixe… é já por aqui, vamos em direcção a Folgoso".

Mal sabia eu aonde me tinha metido, pedalo, pedalo e nada, não se via nada a não ser montanhas e árvores. Já imaginava tudo e mais alguma coisa, eu a fazer de alvo para os dardos atirados pela Paula e família, por chegar bastante atrasado. Até que lembro-me de pensar "vou tentar chegar a uma hora decente a Arouca e depois telefono para me virem buscar…"

Mantenho uma cadência forte e aquelas curvas e contra curvas dão-me um gozo enorme. Passados alguns quilómetros chego a uma rotunda e fez-se luz "espera ai que eu já andei aqui, de carro, scooter, qualquer coisa" mas o local não me era estranho. Vejo uma saída para Castelo de Paiva, outra para Arouca e ainda outra para Oliveira de Azeméis… "what the f&%$/ Oliveira de Azeméis??!!! Aqui?!!! Bem, é para os meus lados por isso, força…" bem o que se seguiu foi acompanhado por uns… yuuppiii, iiiiááááa… meus amigos, que descida, parecia não ter fim! Até que a meio começo a pensar, espera aí, isto já está a descer muito… tarde demais.

Fui parar a uma ponte que faz fronteira com o Concelho de Castelo de Paiva e onde passa o rio Arda. Depois disto “apenas” 11km a subir com uma recta para descansar, o terreno ideal para o Rodes e Quick imporem o seu ritmo. Depois desta subida onde deu para insultar todas as moscas que me chateavam, pensar na vida, ter um picanço incrível com um velhote na casa dos 70 anos, desfrutar da bela paisagem, lá cheguei a uma tabuleta que me deu algum alento S. Miguel do Mato. Passados mais uns km’s apercebo-me que cruzo com um caminho que fazemos quando vimos da volta a Gondomar, nem quero saber, continuo em frente, Escariz, Ver e… Restaurante Júlio.

Que alegria eu senti, fiquei mesmo espantado. Escusado será dizer que daí até casa foi um ver se te avias para não chegar atrasado, só parando em Cesar para tirar uma foto à mula e à Igreja. Cheguei a casa antes das 18h e pensei… havendo pernas, o que dá para fazer numa bike em cerca de 3horas, impressionante.

Acho que os mulas seniores vão adorar esta volta, é um excelente treino de alcatrão com muita descida mas muita, muita subida para fazer ao longo de +/- 74km.

7 comments:

quickfreddie disse...

sim senhor!!! :D Grande volta, pois!!

e depois ainda vem com coisas que não quer fazer as maratonas completas... hmmm estou cá com um feeling que isso está para acabar!!

esse percurso que fizeste é muito bom!! havemos de combinar todos e acrescentar Crestuma e Arouca a essa volta. Subimos a parada para 120km de estrada mas é do melhor que já viste!!!

;-)

El Pinto disse...

Que aventura?!!! :-) Parece que ja tou a ver o Rodes a ler isto e a pensar... "Afinal ele foi a Castelo de Paiva ou não?!" e por ai fora... "Arouca?!"... "Escariz!" Imagino como vai ficar a cabeça dele depois de ler este post :-)

Unknown disse...

Bem, seja como for parece que tens mais resistência e jeito para a fotografia quando vais sózinho... a culpa é do Nuno....lol

quickfreddie disse...

...o Rodes perde noção do itinerário a partir da parte que diz "subida dos 17"...

LoL
LoL

quickfreddie disse...

... e quanto às fotos, ele é que não quer fazer foto em movimento. Nunca impedi ninguém de fotografar a paisagem...

...agora abrandar para isso é outra conversa!!

BruMau disse...

Bem, tenho de dar razão ao Quick, ele nunca me impediu de tirar fotos, são é... no início ou no fim da volta :)

wilrod disse...

Hehehe

Já começa a cair o mito da volta ate Castelo de Paiva LOL

I knew it

:-D

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power