29 maio 2007

São João da Madeira - Fátima

Vamos ser francos! Não vale assim tanto a pena como dizem! Depois de anos a ouvir os ciclistas daqui da zona a falarem de grandes empenos nas viagens a Fátima, tenho a dizer que não entendo o porquê.


São 1710 metros de subidas acumuladas distribuídos por 175km de estradas que não têm grande atractivo paisagístico. À excepção do troço Leiria-Fátima que é uma estrada com curvas e contracurvas a fazer lembrar uma montanha, grande parte do percurso é feito na companhia de armazéns abandonados, pedreiras, sucatas e cafés de beira de estrada.


Não entendo o fascínio pelo percurso. É que, se é pela promessa eu respeito! Se é pelo treino, há outras coisas bem mais perto e bem melhores!


Dois ciclistas viajam confortavelmente a uma velocidade média bem perto (ou acima) dos 30km/h sendo que a média total cai um pouco com a subida final para Fátima e com o cansaço de 5 horas a pedalar.


Há dois desvios importantes a notar. Um em Coimbra e outro em Leiria. Ambos porque os ciclistas pagam o preço do progresso e não são permitidas bicicletas em certos troços do IC2. Á entrada de Coimbra, a Brigada de Trânsito foi simpática ao ponto de nos lembrar desse facto. :D


Vistas bem as coisas, prefiro fazer 120km na voltinha a Castelo de Paiva. Sobem-se 1800 metros em 120km de ar puro, montanha agradável ao olho e com bastante menos trânsito. E na hora de algo correr mal estamos bem mais perto de casa.


A Fátima volto, se fôr para ir e vir. 340km, 3200 metros de subida e aí umas 13-14 horas de bicicleta já são desafio... fica para o treino das 24horas a solo.


obrigado ao Joquita pela companhia...


5 comments:

Unknown disse...

Quer-me parecer que afinal não é uma coisa do outro mundo ir a Fátima de bicicleta por estrada...

Nuno, começa a pensar num track por mato até lá...:D

Poeta Đa Lua disse...

gostei de saber de sua viagem...
um abraço e um sorriso!

BruMau disse...

Mais uma aventura... confesso que fiquei com uma "inveja" saudável, também quero, buaaahhhhh!!!

Quanto à dificuldade, a mim já não me parece assim tão fácil Samuka, se eles com a preparação com que estão, ainda demoraram +/- 6horas, com bike de estrada e uma média a rondar os 30km/h, quanto tempo iriamos nós precisar para fazer o mesmo com as nossas de montanha?

Parabéns aos 2. Agora faltamos nós pessoal, fazê-lo com as mulas de Btt.

Unknown disse...

6 horas para chegar a fatima?
Acho que de carro faziam isso mais depressa... digo eu... :)

Bela viagem... Acho que neste caso não será tanto a beleza do percurso, mas aquilo que nos motiva em fazer essa viagem...

Fátima Belém disse...

Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem...

Onde estava eu???

Tantas aventuras, fotos e festas e ninguém diz nada?

Estive a ver/ler os ultimos posts sobre os desafios e fikei deliciada.

Muito bem! Parabéns Mulas. Continuam com genica!!! :)

Beijocas a todos e força nas canetas, cambada! ;)

Ah! Quanto a elogios às vossas bikes... Eskeçam! A minha bate as vossas todas em conjunto :P ... e é pekinina... só não é S pk não havia na altura ;)

Em breve fotos e posts de passeios...

Beijocas a todos!

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power