15 março 2010

PTopenXCR - 24hrs ZMar


Como eu sei que há 3 ou 4 caramelos que querem saber do meu sofrimento, aqui vai um curto relato do que foram as 24hrs da Zambujeira do Mar este fim de semana que passou.

Arranquei com calma... não, estou a brincar! :D Arranquei como é meu costume (ou seja, à parva), à procura do ritmo certo, aguardando que a adrenalina inicial me deixasse ler bem o esforço e as pulsações.

Ao fim das primeiras 4 voltas tinha decidido que a marca de 30-31minutos por volta seria o ritmo coelhinho Duracell. Mantinha o coração controlado, consumo de calorias médio registado, não estava muito calor e o terreno sem elevações permitia-me segurar o mesmo esforço durante muito tempo...

Tudo estava bem quando... pumba! Homem ao chão! :D O guiador lá se enterra na lama de tal forma que numa fracção de segundo fiquei com a próxima moda do BTT em guiadores... o chamado "guiador assimétrico"! Consiste em ter a maior parte do guiador agarrada ao avanço e a porção mais pequena pendurada tipo amuleto da sorte!

Como não gostei muito da inovação, lá troquei de bicicleta! A minha assistência correu meio Alentejo para encontrar um guiador daquela medida (finalmente encontraram um ainda marcado em escudos) e o Pedro foi um gajo incansável ao trocar as peças todas para o novo guiador (e ainda teve paciência para trocar os calços). Obrigado amigo!


Nisto tudo a outra bicicleta já estava a precisar de uma limpeza... sim, porque basta lerem os comentários no ForumBTT para perceberem que tínhamos que atravessar um pântano. Em 30minutos de volta, 3 ou 4 eram passados com lama até ao tornozelo num percurso que não era ciclável de todo! Era preciso aproveitar os tufos de erva para ter apoio suficiente e não afundar (muito) os pés.



Neste troço do percurso só me lembrava dos ensinamentos do iôga... "sorri e pensa que tudo isto é transponível!", "amanhã ao meio-dia este pântano não vai ter poder nenhum sobre ti!" e lá passava mais uma volta, mais 30 minutos e mais uma barra!

Ao bater a meia noite, lembrei-me que já não sentia os dedos dos pés há umas horas. Pensei que era de estar a descansar demasiado, então pensei que se fizesse algumas troços de pé a coisa voltava ao normal. Uma hora depois ainda não tinha passado. Vai daí resolvi parar para voltar a mudar o plástico dos pés. "hmm, é suposto os dedos estarem assim tão roxos?"

Foi o fim... 20 minutos no chuveiro quente para minimizar a coisa e a decisão de parar não tardou muito mais. Posso confessar-vos que ao escrever este post, descansado e quentinho, ainda sinto os dedos dormentes.

Foi pena! Estava a gerir muito bem o esforço, a equipa estava hiper-bem organisada e em sintonia comigo, o percurso era para mim (tirando a parte do pântano) e tudo parecia estar a correr bem...

Depois de reconhecer o percurso tinha traçado o objectivo nos 300-320km. Fiquei muito abaixo disso nos, 150km... Estou triste pela minha prestação mas contente pela equipa. Sei que com o continuar da noite ia manter o ritmo durante muito tempo mas resta-me a satisfação de ter visto que somos quase profissionais desta cena! :D

A Horizontes e a sua organização são sempre top! O cuidado com os participantes, com o aspecto ecológico e com o fair-play são mais do que evidentes durante 48 e não 24 horas. Parabéns Paulo por mais um evento de classe!

Venha Castelo Branco!

4 comments:

El Pinto disse...

Bem... pelo que vejo pena a lama... Parabens a ti e Parabens a tua assistência...

FRINXAS disse...

Amigo, fico com muita pena que isso tenha acontecido, mesmo!!! Mas dou-te os parabéns, porque somos bons quando sabemos que temos ou podemos andar mais, mas somos mais homens quando sabemos que está na hora de parar! Nuno, para a próxima correrá melhor amigo.

 N I M O

Quanto á tua equipa, se dizes que eles merecem, acredito, e sei que, num evento desse tipo, se não temos ajuda "de fora", não aduanta nada amigo, sem eles nada feito mesmo, e vi isso em Viseu!

PARABÉNS A TODOS VOCÊS NUNO

BruMau disse...

É sempre frustrante ter de desistir por problemas mecânicos ou de saúde.

Eu começo a achar que o serviço de enfermagem devem ter muita "cualidade" nas provas em que ele participa, em Lordelo foram os olhinhos, agora foram os pézinhos... "ai senhora enfermeira massage aqui, sim, sim, uiiiii não pare..." perceberam? Pois...

Outra coisa que me faz confusão é como este "senhor" consegue se sentir bem numa prova de resistência onde não treinou nada por aí além, "ai e tal, entrei no meu ritmo, a prova era para mim, uma boa cadência, bom ritmo cardíaco e tal".

Agora a sério :), pelo que li no fórumbtt, eu acho que tinha desistido bem mais cedo, detesto ter de pedalar com os pés encharcados e a perpectiva de ter de os molhar toda a santa volta, enfim...

Já deu para constatar que o evento foi bem organizado mas na minha humilde opinião não é deste tipo de dureza que gosto de enfrentar numa prova de Btt.

Parabéns Nuno, já tenho saudades de dar uma volta com todos vós.

P.S. - Raios parta a Trek, que não te tem dado sorte nenhuma. Se calhar é melhor deixá-la em minha casa uns tempos.

FRINXAS disse...

 N I M O

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power