31 março 2009

Rescaldo Maratona Mortágua



Depois de ter lido a crítica sobre a prova do ano passado, achei que esta prova ia servir os meus propósitos, verificar o nível de forma a menos de 1 mês do Geo-Raid e dar-me algum ritmo competitivo, uma vez que tirando Coruche, não fizemos mais nada.

Apesar de ter andado adoentado durante a semana, a partir de quinta-feira comecei a sentir-me bem melhor e resolvi ir à prova. No Domingo lá rumamos a Mortágua…

Depois de levantar o Dorsal numa secretaria bem organizada e despachada, apercebemo-nos que o pessoal já tinha feito o controlo zero e ocupava as primeiras posições para o arranque da prova. Escusado será dizer, que para a próxima tenho de chegar mais cedo, para não ficar sem ver o arranque.

Depois de um arranque “à Portalegre 2008” (os mulas entendem) lá fui passando os mais atrasados e fui tentando entrar no meu ritmo. Os primeiros quilómetros fizeram-se num ritmo alto, pois os trilhos eram bastantes rolantes num sobe e desce muito divertido mas, ia moendo. Não me lembro de entrar numa prova em que se visse tanta gente com tanto furo, o que sinceramente surpreendeu-me, pois o piso nem era nada rochoso.

Lembro-me de pensar, que aos 40km’s me sentia bem, apesar de ver muito pouca gente à minha frente após a divisão para os 80km’s. Sorri e pensei… Puxa será que só andei a passar gente dos 40?

Foi por volta dessa quilometragem que tivemos a subida do dia, cerca de 20km até às Eólicas (como o Joaquim “da Bfour” mais tarde me contou, no grupo deles costumam a dizer que é uma subida “à Homem”).

Depois de um abastecimento lá me convenci a atacar a dita subida estilo “à Homem” e sinceramente nem correu mal, vindo a ganhar algum terreno para algum pessoal que entretanto foi aparecendo no meu alcance. Pensei que se chegasse ao topo da subida, tinha a maratona feita, uma vez que faltavam cerca de 20km’s maioritariamente a descer. Puro engano…

No fim da subida comecei a sentir uns “ameaços” de fadiga, mas foi quando me avisaram que existia umas descidas valentes após as eólicas, que comecei a ter problemas. Comecei a descer a um bom ritmo, mas assim que começa a trepidação, começo a sentir cãibras, é verdade… a descer, até fiquei pasmado!

Cada subida que apareceu, tive de a fazer com uma cadência muito alta e desmultiplicada para não forçar os músculos e aí perdi algum tempo, mais algum para ajudar um colega que mandou um valente tombo à minha frente, rasgando o braço (espero que estejas melhor António) e depois foi arrastar-me até ao fim, danado comigo mesmo e com a minha falta de força. Já estou como o outro “Caixa tinha, pernas é que não”.

Moral da história, vi que fiquei em 79º lugar a cerca de +/- 1 hora do 1º… não foi um bom prenúncio e ainda fico mais apreensivo pois até aos 60km’s nem acho que tenha andado nada mal, o pessoal é que está a andar bem melhor do que eu ;) Há que continuar a treinar...

P.S. - Parabéns Joaquim pelo excelente 23º lugar ;)

28 março 2009

2ª Ultramaratona Serpa 160

Vai-se realizar a 18 Abril a 2ª edição da Ultramaratona de Serpa.
Mais uma vez os Mulas vão estar representados... El Pinto e o nosso turbolento "Quickfreddie".

Ainda não é este ano que vou conseguir ir a Serpa mas, a verdade é que não dá para tudo, o Geo é na semana a seguir. Este ano o desafio parece ser um pouco mais rolante...

Aqui fica a altimetria provisória para os 160km, por enquanto os dados apontam para os 2370 mts de desnível acumulado e uma extensão de 162km. Promete...


Volta diferente... Forma 1

Hoje o treino foi totalmente diferente, provocou sem dúvida uma grande secura na gargante mas não foi de nenhuma subida exigente... foi de uma monumental cavaqueira entre as 15h e as 17h... minha gente estava a ver que não tinha pedalada para acompanhar os outros mulas :)

Como tinhamos no grupo um mula indisponível por motivos de trabalho, outro com o pulso inchado, um a poupar energias para Domingo e o outro... veio colher opiniões acerca de uma bike urbana ou o que lhe quiserem chamar :--)

A bike dá pelo nome de Forma 1 e segundo a marca, trata-se de uma bike para principiantes a estradistas.


Segundo a opinião dos Mulas, trata-se de mais um pretexto para mais uma volta de bike.

É uma bike agradável de andar pois tem roda 28, proporciona uma postura descontraída (para isso também ajuda o conforto do selim Royal Viper), um quadro que apesar de ser construído com uma liga de alumínio "normal" se comporta bem (segundo um dos mulas que já fez uns quilómetros jeitosos nela), guiador curto (54cm) e pelo que pude comprovar tem uma capacidade roladora espantosa, se formos olhar aos seus componentes. Tem uma transmissão com uma cassete apenas com 7 velocidades (13x26) mas, que chega para as encomendas. Travagem equilibrada e uma aparência (sempre subjectiva, de acordo com o gosto de cada um) "engraçada".

A que vêm na foto, já foi alvo de umas pequenas alterações... avanço invertido, pedais de encaixe e a grade de bidão mas, pelo preço que é pedido por esta urban, não se pode pedir muito mais... 259€. Resta dizer que esta é a entrada de gama... Para verem os outros modelos visitem o site da Decatlhon e visitem a categoria Bicicletas Urbanas Desportivas.

Digam lá se não foi um treino daqueles ;)

17 março 2009

Treino de Sábado - S. Domingos



Durante a semana em amena cavaqueira com um aluno meu (sr. António), lá se foi conversando no intervalo em bicicletas e em subidas difíceis de fazer, conversa puxa conversa, até que ouço "ah de bicicleta é muito difícil subir, só com preparação". E isto provocou-me logo um sorriso e pensei, Sábado se não tiverem outra ideia, o itinerário tem que contemplar a subida a S. Domingos.

Assim foi... lá fizémos um treino de estrada, em direcção a Oliveira do Arda onde nos esperava a dita subida. Já tinhamos subido noutras ocasiões em direcção a Folgoso, mas nunca tinhamos ido ao topo. Cá de baixo, confesso que parece bastante ingreme, a subida lá se iniciou...

Chegados à Igreja é tempo de apontar as mulas a S. Domingos e lá fomos nós subindo na expectativa só que afinal depois de vencer os primeiros metros chegamos à conclusão que a montanha tinha parido um rato... como a estrada sobe aos "S's" torna a subida muito mais suave e ficamos com a ideia que difícil mesmo seria se a estrada fosse a direito. De qualquer maneira a vista é fantástica e vale a pena a subida, até porque tudo o que sobe... desce e foi isso mesmo que fizémos, descer para uma terra que se chama "Serradelo" por uma estrada típica de montanha, em que devido ao excelente piso dá-se facilmente velocidades acima dos 70km/h.

Depois foi só apanhar a estrada para os nossos lados, Escariz, Ver, Abelheira, Cesár, Milheirós e casa (ah, com uma paragem para o doping, Coca da boa, daquela que Cola).

Mais um Sábado bem passado e ainda por cima, sem ter de aturar aquela Mula que se diz Quick :) Venha a próxima que o pessoal gosta é de dar ao pedal.

15 março 2009

PARABÉNS EL PINTO


É verdade, o Mula mais Mula que eu conheço somou mais um aninho à idade.
Que continues a somar por muitos e bons anos são os votos da Muleirada, amigos e todos aqueles que aqui quiserem deixar uma mensagem de parabéns, eu sei que há alguém que não vai deixar de o fazer...

não é FRINXAS???? lolol

13 março 2009

Mais informações e Altimetrias para Mortágua

Altimetria dos 80 km


Altimetria dos 40 km


Programa da Prova

07:30 – Abertura do secretariado. Entrega de dorsais, documentação e lembranças.

09:00 – Encerramento do secretariado.

09:15 – Informações e esclarecimentos aos participantes.

09:30 – Partida

11:00 – Hora prevista para a chegada do 1.º atleta 20km

11:30 – Hora prevista para a chegada do 1.º atleta 40km

12:30 – Hora prevista para a chegada do 1.º atleta 80km

13:00 – Início do almoço convívio (Porco no esperto).


Algumas fotos do percurso...





10 março 2009

Rescaldo Coruche 24h Btt


Às 14h de Sábado (dia 7 Março) os MulaRaiders deram início a mais um desafio, completar as 24h de Coruche em Btt.

Depois de montar o "estaminé" e de nos "aperaltarmos" para a festa, eu e o Rodes decidimos que o Quick era o 1º a iniciar as hostilidades. A partida deu-se junto à Praça de Toiros e o ambiente que se fazia sentir era excelente. Muita gente a ver, os padocks com autocaravanas todas equipadas para nutrir os atletas e acompanhantes, tendas de campismo, patrocionadores, etc, etc.

Deu-se o arranque e lá foi a nossa mula "pró" Quick. A transição dava-se no interior da Praça (optamos por fazer uma volta cada)e enquanto esperávamos podiamos ir passando os olhos no pessoal do Dirt, que andava a fazer umas exibições com saltos espectaculares.

Enquanto esperava o Nuno, só pensava no percurso e nas ditas escadarias... até que aparece o mula para efectuarmos a passagem do chip. Sim, porque a organização não teve dinheiro para dar um chip a cada atleta, o que originava colocar o dito chip na perna da suspensão, cada vez que se mudava de atleta. É claro que os Mulas, arranjaram logo uma solução mais sexy... nada como uma liga elástica para colocar na nossa perna.

O bom... O percurso era fantástico, durinho, mas com um pouco de tudo... zonas rolantes, subidas desgantantes (ai a primeira que nos dava logo tareia), descidas para recuperar e uns single tracks verdadeiramente fenomenais! Ah... sim também teve as tais escadarias mas, sinceramente depois de ver os single, passaram um pouco para segundo plano. Tinha também duas paredes que tinham de ser feitas com a mula às costas.

Depois de se ganhar confiança... os single tracks fizeram as delícias dos Mulas, não se falava noutra coisa.

O mau... O frio que se fazia sentir durante a noite nas fases em que esperávamos pela nossa vez para correr, confesso que há muito que não tremia tanto. Nunca mudei tanto de roupa numa prova.

A organização da prova quanto a mim falhou em algumas coisas básicas, o software para ver os tempos por volta era pouco prático, pois mostrava os tempos de modo aleatório. As pessoas que assistiam na bancada não tinham acesso a um ecrã gigante para que pudessem acompanhar o desenrolar da prova, os abastecimentos eram muito fraquinhos e um deles com o seu posicionamento à saída da Praça de Toiros, antes de uma lomba no chão, era óptima para a água se perder.
Os controlos ao longo do percurso só funcionaram durante o dia, já que à noite a assistência e controlo desapareceram, o que veio a permitir uma data de atalhanços.
Também tiveram coisas boas mas, acho que se agarraram em demasia a fazer publicidade aos 100€ oferecidos em brindes e esqueceram-se das coisa mais básicas, como por exemplo, não permitir que os peões atravessassem o percurso à frente dos ciclistas mesmo à chegada da praça... enfim... pormenores a resolver no futuro. Como já disse, para mim no mais importante estiveram lá... construíram um circuito 5 estrelas.

Os heróis da prova foram sem dúvida os ciclistas na classe a solo, ver um Ricardo Melo ganhar a categoria com 45 voltas a solo, é obra... muitos parabéns. Vimos por lá nomes conhecidos destas andanças e que nos são mais próximos por um ou outro motivo como o Luís Gomes, que fez um excelente 5º lugar, a Sónia Lopes que limpou a sua categoria, o Vasco Sousa que está a ganhar forma para o resto da época e muitos outros

Ainda em relação à prova o desempenho dos Mulas foi muito constante, com tempos por volta muito parecidos ao longo das 24h. O nosso pró fez 18 voltas ao circuito, enquanto o Rodes e eu fizemos 17, o que na minha opinião contribuiu para fazer um resultado que na minha óptica foi bom, 11º na geral (9º na classe de 6 e 4 elementos)a 7 voltas da equipa vencedora. Só por curiosidade o circuito no meu conta-quilómetros dava 9,7km o que para 52 voltas que fizémos dá uma bonita distância de 504km.

Gostei imenso de finalmente ter conhecido pessoalmente os nossos amigalhaços da net os Ruuulaaa Team, pessoal 5 estrelas, ah e rever o Helder, só faltou mesmo o Frinxas, ainda bem que não foi... era uma pena estragar o ambiente :)

Quem também tive o prazer de conhecer foi o nosso vizinho, tanto de estacionamento em Coruche, como de terra (São João da Madeira) o Sérgio, que nos fez parecer um anjinhos ao completar 32 voltas ao circuito e a fazer uma gestão do tempo como ninguém... cortou a meta de modo a ficar 1 segundo à frente do 12º classificado na classe e com isto ficou com o 11º lugar. Ah grande Afro! Ah, já me estava a esquecer do António que lhe deu apoio e nos fez companhia.

Ficam aqui algumas fotos...



Segunda parte...



Veja aqui as classificações da prova.

08 março 2009

24hrs Coruche

Descanso...

24hrs Coruche

Primeira luz.

24hrs Coruche

8 graus...

24hrs Coruche

7 graus...

07 março 2009

24hrs Coruche

24hrs Coruche











24hrs Coruche

03 março 2009

6ª Maratona BTT Sandim

Vai-se realizar no dia 26 de Abril em Sandim a 6ª Maratona. Existem duas distâncias 40km e 25km. Quem já a fez, diz que é uma maratona com um traçado 5 estrelas. A grande vantagem é que é mesmo aqui ao lado e têm de desembolsar apenas 10 euros sem almoço ou 15 euros com.

Deixo aqui a altimetria do percurso dos 40 km's.

Mais detalhes no site da organização.

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power