24 janeiro 2009

Concept Bikes

Neste mundo em que a única palavra de ordem parece ser "crise", há quem se preocupe menos em pedir dinheiro aos governos e fazer alguma coisa para convencer realmente o consumidor a comprar um produto novo.

Claro está que assim sendo, o produto tem mesmo que ter algo de novo e de diferente para merecer o dinheiro que tanto custa a amealhar.

Exemplos disso são a Canondale com o projecto ON e a CUBE com o projecto USC. Ambas são urban bikes e não é por acaso.




A meu ver, este segmento vai ter um boom nos próximos anos. O BTT popularizou o ciclismo, a estrada fidelizou-o mas nenhuma bike é tão adequada para a utilização na selva urbana quanto a urban-bike. Eu cá estou rendido ao conceito. Falta-me uma destas na garagem e acho que não tardará muito até ter uma à experiência.

Na sua construção são uma mistura de geometria de BTT, leia-se mais sentado do que uma bike de estrada, mas com uma mecânica mais parecida com uma bike de estrada. Os pneus por exemplo, apesar de mais largos do que os de uma estradista pura, são altos e largos o suficiente para rolar com confiança numa rua de paralelos, apesar de, não terem nenhum tipo de piso TT.

Como já não chega misturar dois conceitos para fazer de um design qualquer uma novidade a nível mundial, há que juntar características que alguém que more na grande cidade aprecie. Ora a questão numero um de quem mora em pequenos apartamentos é, está claro; "onde guardo a bike?". Estes novos designs são, acreditem ou não, bicicletas dobráveis.



Eu sei que nesta fase não passam de protótipos mas pode ser que muito brevemente vejamos estas ou umas derivadas delas já nas lojas. A Cannondale fez questão de mostrar o seu trabalho na EuroBike de 2008 e a Cube já arrecadou alguns prémios de design... está na hora de começar a facturar!

Enquanto esperamos que o mau tempo passe, vale a pena a viajem até ao site de inovação da Cannondale, aqui. Para saberem mais sobre a gama Cube bikes continuem para aqui.

2 comments:

BruMau disse...

Quando já tudo parece inventado, misturam-se os conceitos e exploram-se os nichos... acredito que as Urban tenham no futuro "alguns seguidores" mas acho que não são nem carne nem peixe.

Não é ser um velho do Restelo, até porque acho que só com a inovação e experimentação é que os "produtos" poderão vir a vingar mas confesso que acho que vai ser mais um conceito para mercados muito específicos. Faz-me lembrar as Cruiser todas estilizadas que se vêm de vez em quando pelo Furadouro e que achamos piada, mas quando nos questionamos se comprariamos uma...

Opiniões à parte, estes protótipos estão loucos, a Cannondale tira-me do sério com aquele frente rebaixada e aqueles dois braços com mãos brancas a segurar no espigão... louca!

Já estou a ver umas fotos na net com umas miúdas de mini saia a ir para o trab... esqueçam... ehehehee

FRINXAS disse...

????

Bikes aquilo?
Amigo, publica á fotos de bikes!!!!

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power