31 maio 2008

Dia 0

Hoje foi dia de briefings e descrições do funcionamento logístico e regulamento. É nestes pormenores que se vê que a Travessia é uma máquina muito bem montada. Ter vindo ontem, significou que houve tempo para fazer tudo calmamente. Tomei o pequeno almoço com caras já conhecidas e conheci o João Marinho e o José Silva ao jantar. O Marinho depois de me contar acerca do Cape Epic procedeu a assustar-me acerca da minha falta de treino para um evento de oito dias. Eu só lhe dizia "vamos a ver"... Mas estou cheio de medo.

Entretanto deu para ver os primeiros kilometros da etapa. O piso está saturado de água e hoje ainda trovejou. Ou amanhã há um milagre ou vai ser para andar gelado o tempo todo. Se a água só vier de baixo acho que já não é mau...

Amanhã há mais...

A caminho...

Primeiro relato... É uma e meia da manhã e estamos quase a chegar a Bragança. Sento-me ao lado do Jaume que está sempre a sorrir (e já dormiu todo torto). Entretanto já tive oportunidade de trocar opiniões com outros colegas de luta, nomeadamente o vencedor do ano passado. Agradável surpresa, é muito mais simpático e acessível do que pensava. Ainda bem que não começamos a corrida amanhã... Estou estourado!

30 maio 2008

Quando chegares, Quick!

Em nome de todos os Mulas... Boa Sorte :)

28 maio 2008

Super Travessia Garmin

...a pedido de várias famílias, aqui está o post sobre a minha Super Travessia Garmin.

Há anos que via o site da Ciclonatur e olhava para o percurso e pensava... “isto deve ser giro de se fazer”. Este ano é o ano. Vou perder a virgindade da Travessia!

Vai ser para a semana... de 1 a 8 de Junho, de Bragança a Sagres, 1000km com o equivalente a 10 subidas do nível do mar à torre da Serra da Estrela.

Metade dos participantes são estrangeiros, a outra metade são os tugas do costume. Vão lá estar nomes conhecidos como o Ricardo Melo e a dupla João Marinho e José Silva. Os Belgas Peter Paelink e o Dominiek Sacre mostraram interesse em repetir as excelentes prestações do ano passado e na categoria feminina, Sónia Lopes pretende deixar os azares do ano passado para acelerar pelo país todo. A juntar a estes que já conhecemos, vão certamente aparecer “vedetas” de outros países, para já desconhecidos para nós. Já conheço dois dos nomes que certamente irão terminar antes de mim com regularidade. O Luis Picado e o Renato Hernandez mostraram no fim de semana do 25 de Abril que andam forte, durante muito tempo. O Luis é o homem que trata bem da máquina, por isso deve estar liver de problemas mecânicos. Com isto tudo, terminar nos 10 primeiros seria uma prestação excelente.

No final da primeira etapa a conversa já será outra concerteza. Com 140km de extensão e 3800m de subida, esta etapa separa logo os homens dos meninos. Por alguma razão, a malta da organização sabe, no final do primeiro dia, quem é que vai chegar ao fim e quem é que vai empenar a meio. É de tal forma dura que o vencedor de todas as etapas do ano passado demorou quase 7 horas a terminar.

Tenho curiosidade em saber que tipo de sensação e que o desgaste de 8 dias provoca. Já me preparei do ponto de vista de comida e bebida. Uma caixa de gel Isostar, três latas de pó para misturar com a água e um caixote e meio de PowerBar vão fazer-me companhia durante estes dias. Para além disto tudo, tenho a bike revista e afinada, 4 pneus de reserva, 8 câmaras de ar líquidos de limpeza, óleos, etc. O apoio da BikeTeam é sempre bem-vindo e o ânimo dos Mulas a motivação.

Não sei se vou ter tempo de escrever relatórios diários, até porque pelo que me contam há sempre muito a fazer depois da etapa terminar. No entanto, vai ser possível seguirem-me, durante a etapa, através do Google Earth fazendo o download deste ficheiro. Levo um tracker GPS que funciona com a rede móvel de GSM. Infelizmente vai haver algumas alturas em que o sinal se vai perder (principalmente perto da fronteira no dia 2 e 3) mas vou tentar que se mantenha ligado o máximo de tempo. O piquete de emergência fica com a minha boa velha Trek Y para o caso da Trek SL dar algum problema que o Zé Carlos não consiga contornar.

Não quero repetir informação que está no site www.supertravessia.com por isso termino com a ânsia de começar a mais longa das competições de BTT em Portugal.

...não percam os próximos episódios! :D

27 maio 2008


Pessoal, gostam de andar à noite??? Então aqui vai uma sugestão do nosso colega das 2 rodas Manuel Silva, eu já andei nesta zona com ele e mais alguns Mulas e só posso dizer que gostei...

"Dia 31 de Maio de 2008, em Ribeira de Fráguas pelas 20 horas vai dar inicio a um passeio nocturno pelos trilhos circundantes a esta terra. Trata-se de um passeio acessível com uma distância aproximada de 30 km e com um desnível de 1000m aproximadamente, não tem inscrição mas convém informar a participação."

26 maio 2008

1ª BIO BTT “ROTA DOS ESTEIROS”


A 1ª edição do Passeio BICICLETA BIORIA e da BIO BTT “ROTA DOS ESTEIROS” vai acontecer a 8 de Junho, domingo, em Estarreja. O evento alia natureza, desporto e solidariedade. Parte das receitas realizadas serão destinadas à CERCIESTA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Estarreja que apoia 70 crianças e jovens portadores de deficiência mental e motora oriundos de meios sócio-económicos desfavorecidos.

Por outro lado, o BIO BTT dará a conhecer a beleza natural dos Esteiros, dos canais da Ria de Aveiro, das margens do Rio Antuã, as marinhas de arroz, o Percurso Natural de Salreu do BIORIA, o Baixo Vouga Lagunar em Canelas, uma das 12 maravilhas de Portugal conforme constata um artigo da Revista Sábado (informação complementar em anexo), tornando única e especial esta edição (fotos em anexo).

Organizado pelo Desportivo Trepa Coqueiro em parceria com a Câmara Municipal de Estarreja e Escola Municipal de Desporto de Estarreja, a BIO BTT "Rota dos Esteiros" está inserida nas comemorações das Festas de Santo António, da Cidade e do Município, estando enquadrada no programa municipal “Domingos em Movimento”.

As inscrições serão limitadas a 600 participantes, divididos em 3 escalões:

1) PASSEIO DE BICICLETA BIORIA (Nível 1/ Familiar/ grau de dificuldade baixo) Máximo 200 Participantes 16 Km 3 zonas de assistência INSCRIÇÕES: Escola Municipal de Desporto de Estarreja

2) MEIA MARATONA (Nível 2) 50 Km 2 zonas de assistência INSCRIÇÕES: ver regulamento (em anexo)

3) MARATONA (Nível 3) 90 km 4 zonas de assistência INSCRIÇÕES: ver regulamento (em anexo)

O secretariado será instalado na Casa da Cultura de Estarreja e estará aberto nos dias 6 de Junho (sexta-feira), das 17h às 23h, e 7 de Junho, das 10h às 22h para levantamento de dorsais e lembranças. No domingo, dia 8 de Junho, o secretariado estará aberto a partir das 7h.
A partida será dada às 9h para as Maratonas e às 10h para o Passeio. O local de partida e de chegada será em frente à Casa da Cultura de Estarreja.

Inscrições aqui.

25 maio 2008

Video demonstração NoTubes

Como ultimamente ando a ver pneus, rodas, deparei-me com este vídeo da NoTubes, onde procuram convencer os potenciais clientes da qualidade deste "tapa-furos".

Vejam lá se não impressiona! (É claro que o post abaixo impressiona mais, ehehehee)

24 maio 2008


Numa das minhas voltas pela net a ver umas bikes Scott eis que encontro este modelo espantoso, só depois é que reparei que era uma "moça" que estava no "controlo" da "mula". Fui até ao site que está na imagem na esperança de ver mais alguns modelos da Scott e não é que sou inundado com informações sobre esta menina... pior, alem de XC a moça tambem faz DH e pelos vistos é muito "boa".... :D:D

Deem uma espreitadela...

22 maio 2008

Mavic cria rodas pluma para Beijing

A Mavic está a levar bem a sério a sua participação nos Jogos Olímpicos, depois de ter ganho o prémio de melhores rodas para XC pela revista Mountain Bike em Março deste ano, vêm comunicar que os "seus" atletas vão correr com versões protótipo das SRL DISC mas com peso de... 1100gr o par, permitindo acelerações poderosas e o mínimo de inércia. A ver em 22 e 23 de Agosto.

As da foto são as "normais" e pesam 1520gr o par.

16 maio 2008

Parabens Teresa


E mais uma festa, mais uma alegria
e são estes dias que fazem a vida uma folia!
Jinhos e muitos, muitos Parabens à Nossa Teresa!!!

DUATLO BTT-CANOAGEM

E que tal juntar a canoagem ao BTT??? Que dizes Bruno? não era bom para matar saudades???:D
Fica aqui a dica.

Mais informações aqui.

14 maio 2008

3ª Maratona Vale Vouga

É com todo o prazer que anunciamos a 3ª edição da MARATONA VALE do VOUGA, agendada para 12 de Outubro com partida e chegada em Águeda.

Com a experiência adquirida dos outros anos e tentando sempre melhorar, queremos proporcionar uma oportunidade de pedalar em novos trilhos do Vale do Vouga, mas sempre com a clássica Serra das Talhadas e a zona de Downhill do Ventoso que certamente ainda está na memória dos que já participaram na nossa festa ao BTT.

Mais uma vez haverá duas provas cronometradas, a maratona de 80km e a mini-maratona de 40km com percursos marcados e com classificações finais.

Haverá troféus e prémios para os primeiros classificados, e serão distribuídas lembranças para todos os participantes.

No final das Maratonas os participantes terão o direito a lavagens das suas bikes, banhos quentes, e claro participar no nosso almoço convívio.

Até dia 30 Setembro 2008
20,00€ (participante), 7,50€ Acompanhantes

Clube BTT Vale do Vouga
___________________________________________________________
Deu-me para ver as fotos do ano passado e encontrei algumas nossas, do Pinto, Rodes e minhas






07 maio 2008

Clube Merida Bikes Portugal

Foi criado mais um clube de bikes no nosso país, dedicado a uma marca, a MERIDA.


Podem encontrar novidades sobre a marca, notícias, links e quem possuir uma mula desta linhagem, registar-se...

Para darem uma vista de olhos, carreguem aqui

04 maio 2008

BTT Portalegre 2008

A maior comitiva de MulaRaiders desde sempre encontrou-se em Portalegre no último dia 3 de Maio. Eram seis Mulas e que alto que zurraram. No final tinham todos histórias para contar.

Este é o meu relato.

Desta vez dei-me bem conta da diferença que faz entrar cedo para o km zero. A vantagem foi ter arrancado junto com o resto da Muleirada, a desvantagem é que tinha mais uns milhares de pessoas pela frente! :D

O WilRod e eu tentamos conquistar o máximo de espaço possível logo desde a partida. E garanto-vos que foi lindo. Foi lindo e senti muito orgulho no nosso Rodinhas... quem o via há dois anos a tentar vencer as caimbras e quem o viu no sábado a tentar vergar o Monte de S. Mamede. E cheio de estilo, também! Eu sei que é abichanado dizer isto mas vai ter que ser... Rodes, ficas muito bem a pedalar de pé... visto de trás, pelo menos (vá, não vale gozar porque eu avisei)!

Adiante; O rapaz ia endiabrado! Não sei quantos participantes passamos até entrarmos na terra, mas foram certamente na casa dos milhares. Limitei-me a tentar agarrar a roda dele porque para mais não dava. Devo ter andado muito tempo na casa das 190bpm, e mesmo assim não chegou para o segurar. Ao chegarmos à terra ele já se tinha ido.

Os primeiros 30km passaram sempre sem saber se ia a fazer muito ou se ia a sentir-me muito mal, mas que foi um castigo foi. Depois tornou-se mais rolador e aí a minha SL está em casa. Sentia que estava rápido comparado com a malta que me vinha a dar que fazer nas subidas e conquistei mais uns lugares. Na segunda assistência, lá estava o WilRod. Parar para quê? Zarpamos juntos e Serpa começou a voltar à memória. O ritmo é que não. Eu queria mais velocidade mas ao mesmo tempo perguntava-lhe a quantas pulsações ia (achando que o meu coração não andaria longe do dele). Depois da terceira ZA o pior acontece e o meu "tapa-vento" tem o azar de cortar um pneu. Acabou-se o ir na roda do WilRod. Achando que a corrida teria terminado para ele, até porque eu próprio tinha rasgado um pneu uns dias antes, resolvi seguir a solo e dar tudo o que tinha.

Fui rolando forte, buscando lugares lentamente, até ao início das subidas aí pelo km 80. Aí resolvi mandar um espalho e rasgar um joelho... não é uma boa manobra em termos de tempo mas o que seria do PTG100 sem uma medalha? Ia andando sempre pensando que se o WilRod ali estivesse estaria uns metros mais adiante. Os km finais juntamente com o pessoal dos 40km (ou seriam 60?) passou-se sem problemas. Bastou ir pedindo com educação que dessem um jeitinho para passar que a malta arrumava-se logo. Só quando passava e eles percebiam que eu subia na pedaleira do meio algo que eles iam a fazer a pé ... aí sim, aí é que ouvia uns insultos... mas nada que não massajasse o ego!

Lembrava-me da chegada do ano passado e sabia que havia ainda umas subidas "curtas mas boas" já dentro de Portalegre. Poupei-me para elas? Nada disso, foi tudo a rasgar até ao final.

Não tive falhas mecânicas, alimentei e hidratei o sistema e ele retribuiu deixando manter um ritmo satisfatório até à meta para um muito esforçado 53º lugar. :D Melhor, só mesmo tendo saído mais na frente, mas aí não ia haver desculpas, pois não?

Parabéns ao Álvaro do BTTArouca pelo 17º lugar... tiro-te o chapéu sim senhor!

O resto da Muleirada ficou bem com as classificações abaixo sendo que o WilRod deveria ter chegado comigo:






pos.nometempovel. média
53nuno oliveira5:0420.1
115amadeu pinto5:2119.0
120wilson rodrigues5:2318.9
143bruno mauro5:2818.6

total de finalistas dos 100km - 1208


156Valter3:1418.2
261Antonio3:2717.1
929Samuka4:3013.1

total de finalistas dos 40km - 1716

Quanto ao evento? É o PTG e está tudo dito. É uma máquina muito bem montada que funciona na perfeição. As marcações não falham, os locais são adequados e muito bem assinalados, o jardim da meta é um deleite para todos e a prova disso é que as inscrições esgotaram no espaço de uma semana... há 5 meses atrás!

Este ano o percurso era muito mais rápido do que o ano anterior. Deu para andar muito tempo na pedaleira grande a comer kilometros como se de estrada se tratasse. Este ponto será discutível segundo o treino e preferência de cada um mas a verdade é só uma; o PTG é único e faltar a isto é não saber o que de melhor se faz em Portugal.

Para o ano haverá mais certamente.

como de costume:

PTG no Fórum
site dos Ases do Pedal

Portalegre - 03-05-2008



MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power