25 março 2011

Que acham?



Os travões acho bonitos sem deslumbrar, mas o pedaleiro,
acho demasiado simplista... e vocês o que acham?

24 março 2011

Bela ideia não?

09 março 2011

Acho que finalmente dá para perceber...

Sempre que falávamos de luzes para a bike entre nós, chocávamos sempre no mesmo obstáculo, uns fabricantes referem-se à potência das lâmpadas como lumen e outros como lux, já para não falar que outros referem-se ainda apenas aos watt.

Bem hoje andava eu a fazer umas pesquisas no trabalho e aos tropeções, encontrei um site onde dava uma explicação clara e sucinta para este tema... leiam lá.





A luz é uma radiação electromagnética que o olho humano percebe como claridade. Em outras palavras, é a parte do espectro que podemos ver. Trata-se de uma radiação entre 380 e 780 nm, uma parte mínima do espectro conhecido por radiação electromagnética.

Fluxo Luminoso

Unidade medida: lumen [lm].

Toda a radiação emitida por uma fonte de luz em todas as direcções e percebida pelo olho humano.

Intensidade Luminosa

Unidade de medida: candela [cd].

É a intensidade do fluxo luminoso de uma fonte de luz com reflector ou de um aparelho de iluminação, projectado numa determinada direcção.

Iluminância E

Unidade de medida: lux [lx], que é igual a um lumen por metro quadrado.

A intensidade de iluminação indica quanto fluxo luminoso recebe uma superfície concreta.

É determinada pela relação entre intensidade luminosa e a distância ao quadrado da superfície. Na prática o fluxo luminoso não tem uma distribuição uniforme em toda a superfície logo a iluminância não tem os mesmos valores para todos os pontos da superfície.

Luminância L

Unidade medida: candela por metro quadrado [cd/m2].

A luminância de uma fonte de luz ou de uma superfície é a sensação de claridade que a mesma produz nos olhos e que é transmitida ao cérebro. Se observarmos de qualquer parte uma superfície iluminada, a intensidade luminosa produzida ou reflectida por uma superfície dividida pela área visível para os olhos denomina-se luminância.

Rendimento luminoso

Unidade de medida: Lumen/Watt [lm/W]. O rendimento luminoso de uma fonte de luz, indica o fluxo que emite a mesma por cada unidade de potência eléctrica consumida na sua obtenção.

Ora cá está, lux é igual a um lumen por metro quadrado. A Lupine Betty 14 (a da imagem) produz cerca de 850 lumens, ou seja a quantidade total de luz emitida independentemente da direção que está a ser projetada. É claro que depois há o problema da potência teórica e a medida mas isso, são outros 500.

Mais uma... a Pessegueiro do Vouga

Há duas semanas, rumamos a Pessegueiro do Vouga aproveitando o excelente dia que se fez sentir. A ideia era, a partir de Pessegueiro rumar à Freita, mas a estrada por onde queria ir foi cortada devido à construção de 2 barragens na margem do rio Vouga. Foi uma volta com cerca de 110km, um prato do dia, pêra bêbada e um cafézinho.

Os cromos do costume...


MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power