Foi no passado Sábado que eu e o QuickFreddie nos juntamos a um grupo de entusiastas do Btt, reunidos pelos k2Btt em Oliveira de Azeméis.
A ideia era rumarmos às terras da Sra. da Saúde e almoçarmos por lá, sendo o regresso feito através de umas grandes descidas.
O encontro estava marcado para as 9:30 a essa hora já se encontravam algumas pessoas no local apesar do frio que se fazia sentir (a carrinha chegou a marcar 2 graus na viagem até Oliveira). Depois de reunidas as tropas lá começamos a peregrinação, todos atrás do Fernando e eu com uma expectativa que era, será que vamos apanhar neve?
Lá fizémos o percurso passando por Ribeira de Baixo, Ossela, Carvalhal, Barbeito (eheheee) passando por caminhos impecáveis para o Btt. Cheguei a comentar com o Quick que era uma subida impecável pois não tinha nehuma parede mas era uma subida progressiva e constante.
Com o tempo que se tem feito sentir encontramos os caminhos bastante enlameados, muitas poças de água, que me agradou bastante pois já há algum tempo que não andava de bike nestas condições. Pelo caminho ainda fomos "acordados" com a presença "característica" do pessoal das motas e jipes que também atacavam a montanha tal como nós.
A presença do frio veio a intensificar-se à medida que iamos subindo a serra, por vezes conseguiamos ver o alto da Serra da Freita e dava para ver que estava coberta por neve e a partir de Gestoso já começamos a apanhar a estrada com bocados de neve, sendo que quando passamos por Chã, já viamos uma paisagem branca lindíssima acompanhada por um ar bastante frio mas que se tolerava.
Chegamos ao local do "talho/restaurante" e foi bastante diferente do que estou habituado e talvez por isso, achei a ideia engraçada. Então aquilo funciona da seguinte forma, o pessoal vai ao talho comprar a carne e depois no local do restaurante que se encontra no mesmo edifício assa-se a carne, sendo tudo feito pelo cliente, desde pôr a mesa, ir buscar as bebidas, etc... O mal disto tudo era mesmo a frio, pois depois de parar e com a roupa ensopada, começamos a sofrer. A nossa sorte foi mesmo o fogareiro que lá se encontrava que deu para secar as roupas enquanto iamos comendo.
Depois de enchidas as panças e regadas com sumo de uva, lá rumamos a um café ao lado para que o pessoal pudesse matar a "bicheza" com um café com cheirinho, houve quem gostasse só do cheirinho que era para preparar a descida para casa e assim foi, lá descemos por estradões impecáveis que permitiam um ritmo pouco aconselhado a verdade é que chegaram todos inteiros e ninguém se aleijou a não ser o meu bidão, o qual fiz a delicadeza de lhe passar com o roda de trás por cima.
No final ficou a sensação de um Sábado bem passado, onde deu para pôr a conversa em dia, ver a serra pintada de branco, conhecer mais uns caminhos impecáveis e com bastante sorte nossa, apanhar apenas alguns pingos no final da volta.
Joaquim e companhia, muito obrigado por tudo, valeu ;)
Mais sobre a volta, no blog dos
K2btt