23 junho 2010

Rescaldo Volta aos Mecos 2010

Só vos tenho a dizer uma coisa… fantástico!

Por volta das 7h 15minutos já estávamos todos reunidos, Mulas, Afro e malta amiga do pedal. Lá fomos para o cais de Gaia, onde estava instalado o secretariado e já muitas das equipas participantes. Depois de instalados os dorsais nas mulas e ultimados os preparativos lá arrancamos por volta das 8h 15m. A partida tinha sido dada às 8h mas, como era uma volta sem classificações, não estávamos com pressas.

Percorremos a zona ribeirinha de Gaia entre as caves do vinho do Porto ora subindo, ora descendo, dando logo a sensação que cedo iríamos começar a trabalhar para o desnível acumulado.

Sendo esta prova feita por equipas e com o recurso ao Gps, é difícil manterem-se grupos unidos e como tal, desde cedo cada uma das nossas equipas impôs o seu ritmo, ficando eu e o El Pinto para trás em relação ao andamento forte do Carlos e do Rodes.

O objectivo dos MulaRaiders AB e Afro-MulaRaiders era concluir o nível 3, sabendo de antemão que iria ser difícil, pois já nos tinham alertado para a dureza do percurso, ao nível das subidas constantes para chegar aos marcos geodésicos. Os MulaRaiders SM e a malta amiga (desculpem mas não sei o nome da equipa) atacaram o nível 1.

Tenho a salientar o excelente track disponibilizado pela organização, sinceramente do melhor que já segui, inclusive comparando com os do Geo Raid. Excelentes single-tracks em que era preciso muita atenção para que não existissem enganos de navegação, com muita “pilotagem” o que obrigava andar sempre em alerta… adorei.

À medida que íamos saindo da zona de Gaia, começamos a reconhecer as zonas por onde passávamos, até que chegamos mesmo a ter a sorte de passar por Sânguedo e parar numa padaria por mim utilizada frequentemente, para comprar um belo de um bolo e um compal (muita gente da prova passava por nós e olhavam espantados para as nossas caras de satisfação).

Volto a frisar, que belos caminhos percorremos nós, lá descemos para a zona da ponte da Inha em Canedo e começou o ataque ao Marco dos 4 concelhos por um lado diferente do que costumamos a fazer e digo-vos, adorei, muito bom, parece inclusive menos difícil.

Depois fizemos a ligação até ao monte de S. Domingos através de caminhos fantásticos, descidas muito técnicas, estradões, subidas íngremes (à macho, eram uma constante), enfim, estávamos a levar coça mas “felizes por estar contentes”, ehehehee.

O que não gostei foi da parte final da subida ao monte de São Domingos, feita em alpinismo com a bike ao ombro, não percebo a piada destas partes, quando tinham uma alternativa ao lado, por paralelo. Não podemos gostar todos do mesmo.

Seguiram-se mais umas belas subidas e descidas ao lado da estrada para Castelo de Paiva e uns belos caminhos pelo mato e aldeias, em direcção a Entre-os-Rios.

Depois de passarmos a ponte de Entre-os-Rios percorríamos uns km’s por estrada junto ao Douro e a determinada altura tínhamos de decidir se fazíamos o nível 3 ou se ficávamos pelo nível 2. Os Afro-Mula estavam à nossa espera porque tinham decidido que ficavam por ali, o El Pinto também já vinha em esforço há muito tempo e quis voltar para Gaia.

Tive pena que o Carlos e o Rodes tivessem atacado esta volta como uma prova, pois acho que o importante era ficar a conhecer a totalidade do percurso, ainda para mais porque era na zona de Valongo e não a conhecemos, mas compreendo que isto era a feijões e mais oportunidade virão. Chegamos a Gaia com cerca de 115km realizados e falo por mim, bem contente com a volta dada.

O resto do pessoal pelo que falei com o Samuka divertiu-se à sua maneira e mesmo assim fizeram cerca de 70km.

Para o final deixo uma palavra de apreço e admiração por esta organização que nos ofereceu a oportunidade de fazer um track duro, bem marcado, paisagens lindíssimas, ofereceu-nos Dorsais impecáveis e no final ainda nos brindaram com umas t-shirts e garrafas de água.

Muito obrigado e até à próxima.

Mais rescaldos no forumbtt.

1 comments:

quickfreddie disse...

pronto... eu não estou lá para promover a unidade fica logo tudo escanjado!

fazemos isso outra vez mas aviso-te que não vais gostar de Valongo! É só calhau!

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power