21 fevereiro 2009

Será que vale a pena?

Muitos de vós já estiveram neste dilema quando vão comprar um componente, “será que vale a pena a diferença de dinheiro?”.

Pela experiência que tenho tido tenho de responder… depende. Quando comprei há 5 anos a minha Trek 4500, ela vinha com um desviador à frente da gama Alivio. Sempre tive a vonatde de o mudar pois achava que era um ponto fraco, apesar de nunca me ter dado qualquer tipo de problemas e afinado não falhava uma passagem entre pratos.

Passado uns tempos decidi mudar para um Lx com um aspecto mais robusto e no mínimo esperava que isso se reflectisse numa passagem “diferente”, o que não se veio a verificar.

Há relativamente pouco tempo, mudei já na 8900 para um Xt, (mero capricho, achava mais bonito e mais leve) e lembro-me de pensar, agora sim, devo notar alguma coisa… sinceramente, não.

Esta semana comprei uns discos XT (usados mas em bom estado) para umas rodas que tinha encostado e que até aqui tinham funcionado sempre com v-brakes.

Tirei as rodas que tenho com uns discos XTR, lá montei as rodas com os XT e fui fazer o meu treino. Pensei eu, ora aqui está uma boa oportunidade para ver se vale a pena a diferença monetária entre uns XT e uns XTR e minha gente, neste componente… vale.

O meu objectivo é poupar o material, andando nos treinos com estas rodas (poupo os cubos e os próprios pneus das rodas mais recentes) e como tal para andar em estrada os XT são mais do que suficientes, mas a verdade é que alongam mais a distância das travagens, as manetes ficam mais esponjosas e nota-se uma menor resistência à fadiga.

Por isso a conclusão que retiro é que se por vezes fazemos “upgrades” por gosto, para retirar peso, etc… há outras mudanças que se notam mesmo e neste caso noto mesmo o efeito do “downgrade”.

Será que num desviador traseiro, a diferença de um XT shadow para um XTR shadow será notória?

3 comments:

quickfreddie disse...

Tens que levar em linha e conta que, de uma maneira geral, os aumentos de preço são exponenciais e inversamente proprcionais às diferenças.

Ou seja; cada vez pagas mais para uma diferença mais pequena.

A verdade seja dita que se nota mais um downgrade do que um upgrade! A lógica matemática deste fenómeno ainda não dominei!

;-)

FRINXAS disse...

Bem, posso dizer que foi a mudança que fiz á minha amigo, aquilo realmente parece "manteiga" a entrar, mas isso foi dos meus tais "caprichos" de que tanto falas, sou daqueles que prefiro, sim ter uma bike leve, mas ter cuidado comigo. Não adianta perder tempo a ler revistas á procura das gramas a menos e depois meter.me nos copos até as tantas e tal.... LOL Tu entendes o que quero dizer!!!!

mnica ;* disse...

os noivos estão de volta!
entramos na época de treinos...
e andamos muito cansados...
daremos notícias em breve!!!

Jinhos ;*

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power