Com o aproximar dos últimos dias da semana, a ansiedade ia crescendo, o Geo-Raid estava aí... uma coisa não me saía da cabeça, 4063mts de acumulado no 1º dia.
Sexta-feira lá rumei à Lousã onde me fui encontrar com o resto da muleirada e o ambiente como sempre estava ao rubro. Depois de uma noite em que ninguém pregou o olho, lá nos preparamos para o arranque da prova, 9:30 era a hora para o arranque da aventura.
Chegamos à Lousã cedo, tivemos tempo para nos refugiarmos do frio numa pastelaria, enquanto a equipa WN voltava ao luxuoso hotel em Serpins para ir buscar os dorsais... pormenores J
Enquanto esperávamos, vimos o arranque dos primeiros atletas por volta das 8:27, aqueles que tinham a maior percentagem de handicap, causados pela idade ou o facto de ter na equipa um membro do sexo feminino.
Chegada a nossa hora e depois de formada a “grelha de partida” deu-se o arranque para a aventura.
Arrancamos os 4 juntos e lá fomos subindo com um ritmo constante certinho e acho que toda a gente se estava a sentir bem, até que tivemos o nosso 1º percalço, um furo. Foi aqui que os MulaRaiders WN tiveram de seguir caminho pois não podiam fazer nada para ajudar. Depois de arranjado o furo onde perdemos algum tempo pois tivemos de desmontar a roda 2 vezes, lá seguimos caminho mas antes de arrancar depáro-me com o que iria ser a situação mais chata do dia, a causa de até então a 1ª velocidade nunca entrar, tinha o cabo das velocidades esfiapado e o que mais temia acabou por acontecer pouco depois...
Pensamos logo o pior, a prova tinha acabado para nós. Engraçado que não entramos em stress, combinamos que ia-mos tentar continuar e chegar a alguém que nos ajudásse. No meio do azar tivémos sorte pois mal fiz uma curta subida (só tinha a 9ª velocidade) encontramos o António Malvar que logo nos avisou que se recebecemos assistência teriamos 1 hora de penalização. Por feliz acaso aparece o José Carlos, mecânico de serviço na prova, que imediatamente nos trocou o cabo e fez com que pudéssemos continuar em prova.
Foi um dia muito duro com paisagens de muita beleza, subimos como o raio que o parta, paredões, paredezinhas, paredozonas mas conseguimos... no fim fomos brindádos com uma descida de +/-11km em que tentámos aproveitar para acabar menos mal.
Acabamos em 47º mas acabamos, os nossos irmãos acabaram num espectacular 19º lugar, ah, um tal de Frinxas também se portou bem acabou num 14º lugar, espera aí 14º lugar naaa não pode, sim minha gente é mesmo verdade, ele afinal sabe pedalar ou será que o Helder também o puxou com uma corda à semelhança de outras equipas? Hum...
Para o 2º dia estávamos todos curiosos para ver como o corpo reagiria, começamos a prova com um bom ritmo, os nossos irmãos ainda nos deixaram ir com algum avanço pois resolveram inverter a marcha no início (vedetas são assim minha gente) e passado uns bons 15km’s de subida constante passaram por nós sem espinhas... até deu gosto vê-los a subir num ritmo controlado e bem gerido. Nós depois de termos feito a parte mais difícil lá fomos entrando num ritmo mais certinho e começamos a recuperar algum tempo, tendo feito no final da etapa um sprint para roubar mais um lugar na classificação. Os WN já estavam na meta a repôr energia nos motores na companhia do... Frinxas. Pois é... esteve em grande este homem e o seu colega de equipa Helder, parabéns merecidos pelo excelente 11º lugar. O Quick e o Rodes ficaram com um óptimo 15º lugar que veio premiar a regularidade dos 2 dias. Nós conseguimos recuperar alguns lugares e acabamos a meio da tabela com um 34º lugar.
Uma coisa que ainda não lhe disse pessoalmente é que gostei muito de trabalhar em equipa, não por ter sombra constantemente (esta é para o Frinxas), mas porque apesar de termos cometido erros de navegação, termos passado por momentos menos bons, nunca perdemos o nossa boa disposição e conseguimos sempre desfrutar deste belo evento o que é essencial, quando andamos nestas coisas por pura carolice.
Uma palavra para a organização que achei extrardinária, prova muito bem preparada, pontualíssimos, simpáticos, prestáveis... Uma prova que tem algo de diferente de uma simples maratona, coloca-nos à prova de maneira diferente, espero ter possibilidades para em Abril do próximo ano entrar no próximo Geo-Raid.
Resta-me dizer que as fotos são da autoria do Agnelo Quelhas, obrigado.
4 comments:
É realmente um formato que vejo com futuro. Dois dias forçam uma gestão que neste momento é novidade para muitos. Aumenta também a necessidade de máquinas fiáveis e vem levantar a fervura nas discussões "hard-tail vs. full-suspension".
Eu rendo-me ao novo formato e confirmo a supremacia do António Malvar nas organizações. Ele está muito à frente!
Foi um prazer fazer equipa contigo. Os azares que tivemos fazem parte da corrida... a penalização fazia parte do regulamento... as vezes foi complicado a navegação viu-se perfeitamente que temos de o usar mais vezes (alias ja tenho uma ideia para este Sabado :-))... Gostei que realmente nao tivessemos perdido a boa disposição. Quick e Rodes muitos parabens, aquele 2º dia voces pareciam que não andavam de bike a 1 semana... :-). Parabens ao Frinxas e ao Helder pelo fantastico 11º lugar. O que me deixou triste neste fim de semana foi o meu furo ter provocado a nossa separação (AB e WN) pois penso que nos os 4 estavamos a ir muito certinhos e em bom ritmo... tambem lamento imenso ter levado o camelbag de 3 litros e nao o que tenho usado nos ultimos meses... no Domingo não deu mesmo para dar mais as dores nas costas eram muitas e tenho consciencia que "atrasei" e muito o Bruno mas dei tudo o que tinha.
Bruno, Nuno e Rodes muito obrigado por estes dias repletos de boa disposição... que chegue rápido Abril (São Pedro do Sul), Junho (Serra da Estrela) e Outubro (Lousã).
P.S - Nunca mais é Sabado
Pinto... Não reparas-te que eles fizeram de propósito??? Quanto a essas percas de tempo... Quer dizer, deixar um tipo que nem sabe ler nem escrever levar um Gps!!! Nem parece vosso.
Quanto a essas bocas foleiras que andam a mandar para o ar, se vocês forem sufiiente homens... Marquem lá uma data e um local para o jantar e se tiverem coragem... Apareçam. LOL
Quanto ao evento, amigos, suspreendeu-me pela positiva, esquecendo o resultado, adorei o conceito. Quick, deves estar mais acostumado a esse tipo de eventos, mas eu, foi a primeira vez, e já ando a aprender a ler para comprar um Gps e ver se não me perco. LOL
Quanto ao Helder... Corda não usou não. LOL Quase!!! HEHE Foi um parceiro excelente. Um nível superior ao meu é certo, mas é bom, porque aprendemos sempre coisas novas. Por acaso, pó ano, quero ver se vou fazer as 3 provas também, e Pinto... Desta vez anda atrás de mim. Vais ver que não te perdes... Mais de 15 vezes!!!!
É verdade... Foi pena não termos ido para o parque de campismo, mas chegamos a ligar para lá. Se eu soubesse....!!!
Mas não é por isso. Uma coisa.. E essa mesma foi a causadora da vossa penalização.... dores nas costas e tal....
ENTÃO E A VOSSA CLAQUE????
Estranho.. Só vocês?? Será que até elas já não acreditam em vocês? Afinal não sou o único!!! :)))))
Enviar um comentário