29 junho 2007

E como assim é... Trek Elite 9.9 OCLV

Já toda a gente sabe da minha preferência por estas mulas endiabradas, uns dizem que sou tolo e que há melhor no mesmo patamar (não ponho isso em causa), outros como eu, simplesmente... sonham :) Um dia quem sabe...

Cá está ela... versão 2007, discreta mas segundo dizem, extremamente eficaz para quem quer uma máquina para XC puro e ficar com as costas empenadas mas, com um sorriso de orelha a orelha. A de 2008 chega no final do ano com uma data de novidades, onde até mesmo o logo da marca vai ser redesenhado.




Confesso... não resisti :)

24 junho 2007

1ª Maratona BTT CarLife (Pombal)

"Para o Pombal!", disseram as Mulas, "para a Maratona CarLife!".

730 inscritos (ainda não confirmei o numero real de participantes) eram realmente muita gente. O S.Pedro foi amiguinho e ajudou a malta deixando um dia enevoado sem chuva para a prática do BTT. Não estava nem calor nem frio. Estava perfeito.

Para manter a ordem e depois do controlo do quilómetro zero, o pelotão seguiu para o centro de Pombal de onde foi dada a partida real. Daí até entrarmos nos single tracks foi um pulinho. O percurso era todo muito, mas muito técnico. A brita não deixava progredir, o calhau exigia atenção constante e o caminho não tinha largura para ultrapassar.

As pressões correctas (altas) evitaram furos nas pedras aguçadas mas não ajudavam as descidas nos estradões de cascalho solto. Estive muitas vezes indeciso entre manter-me no caminho ou virar por cima dos muros de pedras... imperou o bom-senso (e o poder dos travões).

Disse no meu post anterior (Fafe) que me agradam os percuros mais 'old-school' que é como quem diz, mais técnicos. Quanto a mim uma Maratona não tem que ter só estradões largos, mas o que é de mais é erro e neste caso a organização do CarLife Pombal 2007 pecou por single-tracks em excesso.

O perigo do Vale dos Poios é completamente dispensável. É um sítio fantástico para ir com três ou quatro amigos no passeio de Sábado de manhã mas para fazer um evento com 700 participantes é estar a criar problemas desnecessários. Existem umas poucas de questões de segurança (recuperação feridos, acesso de primeiros socorros, etc) que devem ser consideradas pelas organizações. Nem todos têm o mesmo nível técnico nem, quando lá chegam, a força necessária para suplantar os obstáculos. E como se isto não bastasse, há nesta altura uma mistura de participantes dos 70km dos 40km com andamentos claramente diferentes. Como nem todos têm a cabeça no sítio, tem que haver malta que insiste em ultrapassar nestes sítios perigosísimos... e ainda por cima param no abastecimento seguinte para beber uma água como se estivessem na esplanada do café!! QUE ESTUPIDEZ!!

Já que estamos no tema de pontos perigosos. Havia uma vedação em rede de arame que mal se via mas que agarrava os dentes das pedaleiras. Claro está que virei logo por cima da burra. Digam lá se não podiam ter colocado umas tabuazinhas para a malta não dar com os bofes no chão?

As marcações estavam boas (apesar de me ter perdido umas vezes) e havia indicações com "X" a vermelho a indicar o caminho errado. Neste aspecto dou nota 10 à organização. De louvar a organização também, porque foram desencantar caminhos que não lembra nem ao Diabo. Havia quilómetros e quilómetros de single tracks que mal se podem classificar de "caminho". Bom, na verdade, ao km 25 já estava um bocado farto de calhau e ervas a ladear o percurso, mas...

Quem ainda não tinha tido a oportunidade de furar (que devem ter sido poucos) no final havia uma mudança de cenário. Agora já não eram as pedras que atrasavam o ritmo, eram os galhos partidos que insistem em se enfiar no meio das rodas. Quem não furou nas pedras, furou aqui de certeza!

Achei muita piada ao túnel com uma "piscina" do outro lado. Por pouco não me mandei de cabeça para a água, é que visto assim de repente não parecia tão fundo. Abençoados quilómetros de alcatrão no final. Acho que foi o único sítio onde realmente encontrei o ritmo certo para pedalar (ao fim de 4 horas... :-().

Não era um percurso que desse para recuperar muitos lugares. Ou se conquistava uma boa posição antes de entrar nos single tracks ou depois com a malta toda a tropeçar uns numa pedra e outros noutra, nunca mais!!

Obrigado a todos a quem pedi "quando puder ser, dá aí um jeitinho" e que prontamente me deixaram passar com palavras de ânimo para dar força.

Conclusão: cada vez gosto menos de eventos ao Domingo. O dia das bikes é, sem dúvida, o Sábado. O Carlife Pombal 2007 não foi uma Maratona, foi mais um Maxi Cross-Country. Eram demasiados single-tracks e tudo o que é de mais, como já disse, é erro...

As classificações ficam para depois...

fotos do Samuka no Picasa por aqui

comentários no ForumBTT e no ProjectoBTT
site do evento mdbikes ou detalhes evento
track GPS no Tracks4You





22 junho 2007

2ª Maratona Vale do Vouga

BTT em Águeda

Pedalar para Ganhar: 2ª Maratona Vale do Vouga


O Clube BTT Vale do Vouga vai realizar pelo 2º ano consecutivo a segunda edição da Maratona Vale do Vouga, a realizar no dia 30 de Setembro 2007, na Cidade de Águeda.


Este evento é dirigido a todos os amantes do ciclismo, particularmente na vertente do BTT, e dar uma oportunidade de fomentar a prática desportiva na nossa região, uma das mais emblemáticas na prática desta modalidade.

Esta maratona assume-se, acima de tudo, como um desafio para todo aquele que tiver o espírito, a vontade e a curiosidade de estar presente, numa prova em que os atletas através de um percurso marcado, irão percorrer as paisagens inesquecíveis do Vale do Vouga, as épicas subidas da Serra das Talhadas e as vertiginosas descidas do Ventoso que certamente ainda estão na memória de muitos que no ano passado tiveram a oportunidade de se deslocar e participar na 1ª Maratona Vale do Vouga.

Os participantes têm a possibilidade de escolher entre uma prova de dificuldade média de 40km e uma prova de dificuldade média/alta de 80km.
Haverá muitos e variados prémios em disputa assim como lembranças para todos os participantes.
Inclui Seguro de Acidentes Pessoais, banho quente, almoço convivio e lavagem de bicicletas, e o preço da inscrição é de 20 pedaladas.

Para mais informações consultem o link da Maratona www.maratonavaledovouga.com/

...os MulaRaiders vão. E tu?

20 junho 2007

Uma pedalada por um sorriso

Recebi este e-mail que acho que vale a pena divulgar, é por uma boa causa.


www.maratonavaledovouga.com

O CLUBE BTT Vale do Vouga, vem por este meio pedir o favor de divulgarem este evento o mais que possível, por se tratar da luta pela vida.

Uma pedalada por um sorriso

Passeio B.T.T. // 24 Junho 2007

Meu nome é Tânia Menino e venho pedir-lhes para que divulguem um evento que vai decorrer no dia 24 de Junho em Vale dos Barris, Palmela.

Trata-se de um evento com o objectivo de angariar fundos, uma vez mais, para a minha filha Mariana que se encontra em fase de restauração e reabilitação neurológica em Cuba. Estivemos lá durante 3 meses e os resultados obtidos foram simplesmente fantásticos.

O caso da Mariana tem sido acompanhado pelo Correio da Manhã e pela TVI. Estamos de partida novamente no dia 2 de Setembro mas ainda não conseguimos a totalidade do dinheiro para mais 3 meses. Por isso lhes peço, do fundo do coração, que ajudem a divulgar mais este evento.

O site deste evento é http://www.passeio-mariana.com como poderão verificar, o número de inscrições está muito baixo e penso que será, simplesmente por falta de divulgação.

Conto com o vosso apoio e com a vossa ajuda.

De uma mãe que luta pela autonomia da sua filha, o meu muito obrigado

Tânia Alexandra Menino

Tel. +351211022663 - Fax +351211022471

E-mail: tmenino@refer.pt

18 junho 2007

BTT vs Adrenalina vs Demência

Sinceramente eu não sei como classificar estas fotos (espero que sejam montagem :D), será que é BTT? Será que é adrenalina? Ou será demência?





Maratona BTT Rally FAFE

Querem saber que figura os Mulas fizeram em Fafe? Querem? Então aqui vai: fizeram figurinhas tristes, foi o que foi!

Em vez de ficarem em casa sossegadinhos a ver televisão, meteram-se no carro às tantas da manhã para ir andar de bicicleta à chuva. Se fosse para ir trabalhar toda a gente torcia o nariz... mas como era para andar de bicla... bute nessa! :D

Bom, vamos ao que interessa que se faz tarde. Onde, quando, quem, o quê e como? Fafe, no domingo passado dia 17 de Junho, os MulaRaiders foram a mais um evento de BTT em grande estilo e para a galhofa.

Começo pelo pior. Continuo a achar que as marcações são menosprezadas pelas organizações. Não do ponto de vista da quantidade de sinalizações, mas por vezes, pela escolha da sinalização em si. É mais do que sabido que as fitas que barram os caminhos vão ser retiradas pelos locais (as pessoas têm que passar com carros e tractores). Por vezes mais valia uma placa que não estorva do que as fitas... mas é claro que depois das coisas acontecerem é sempre mais fácil apontar o dedo. Nota muito negativa para alguns “assistentes de prova” que pareciam não estar nada preocupados em dar indicações atempadamente. Estavam simplesmente, ali. Parados. Tínhamos que perguntar se era para a esquerda ou para a direita... senão, deles, não havia uma única palavra. Adiante...

Choveu? Sim, todo o santo caminho. Que, se calhar, não foi mau de todo. A julgar pela falta de vegetação alta nos primeiros 50km, se estivesse um dia quente teria sido bem mais fustigante. Assim, a chuva e o nevoeiro permitiram umas imagens muito bonitas lá no alto da serra. Para quem não esteve lá, imaginem uma turbina de vento ao longe mas a metade superior completamente coberta pela neblina. Só se via o mastro e de quando em vez, para cortar o nevoeiro, lá vinha uma das lâminas não se sabe muito bem de onde. Dava vontade de parar e apreciar a vista.

Mas como não era para parar que ali estávamos, lá tentamos escolher o melhor caminho pelos estradões enlameados. Por vezes era uma questão de dez centímetros mais ao lado e já se rolava melhor. Outras, era mesmo para ir a sofrer.

O mais engraçado foi lembrar-me que da primeira vez que olhei para a altimetria, pensei que o esforço seria feito até aos 48-50km. Pelo gráfico a partir daí era sempre a descer. A estratégia então, foi, dar o máximo até ao km 48 porque daí até ao fim iria ser um passeio à beira-mar... foi quase; tal como à beira-mar teve muita àgua (que vinha de cima), teve muita areia (naqueles single-tracks traiçoeiros) e até tinha rochas (nas trialeiras de rachar um homem em dois) mas de passeio teve muito pouco.

A partir do km 50 o percurso abandona o traçado típico de Maratona para adoptar uma configuração mais cross-country. São trialeiras (a descer e a subir), single-tracks rápidos e para os que apreciam o BTT mais técnico, um brinde delicioso sob a forma de uma saída do asfalto para um desnível de 3metros a 45º. Basta dizer que os escuteiros apontavam para a esquerda e eu pensava: “Mas ali não há caminho!”. Até que espreitei pela “ribanceira” abaixo e percebi o que eles queriam... iiiuuuuupppiiii :D

Não exagero quando digo que este deve ter sido dos traçados mais espectaculares que já fizemos. Tinha realmente um bocadinho de tudo.

Dos 386 inscritos alinharam 338. 51 foram desclassificados, 133 terminaram a maratona e 154 a meia-maratona.

os Mulas ficaram assim:



posição Mula tempo
Meia-Maratona
71Samuka 4:20:32
93Mike 4:36:09
Maratona
9QuickFreddie 4:28:59
27WilRod 5:03:44


track GPS no Tracks4you e www.bttrinus.com

17 junho 2007

Maratona BTT Rally FAFE




Ora, como Mulas que somos, lá fomos nós até FAFE, o El Pinto e o BruMau desta vez não estiveram presentes, por isso só fui eu (Samuka), Mike, Quickfreddie e Shifter.
O tempo não ajudou, houve alturas em que pior só granizo, de qualquer forma preferi de longe andar à chuva ( do que andar debaixo daquele Sol escaldante em Idanha-a-Nova) e gozar alguns trilhos muito porreiros, outros nem tanto porque eram demasiado dificeis para mim, mesmo assim ainda me atirei para as silvas...lol

Para já não tenho mais nada a dizer, a não ser dar os parabens a todos os Mulas por mais esta prova. Deixo aqui um apelo ao Quickfreddie para fazer um postzinho mais sério e com comentários mais úteis que os meus e já agora com os os tempos, se existirem.

http://www.forumbtt.net/index.php/topic,20325.0.html

15 junho 2007

S-Works Enduro SL Carbon Module

Se há coisa que esta bike não provoca é... indiferença!!!



MARATONA BTT XURÉS/GERÊS EXTREME 2007

Aí está ela!!! Para mim a prova raínha do ano. Esta edição não há nada a esconder, o alvo a abater são os 110km, no dia 1 de Setembro em Lobios com arranque marcado para as 10h da manhã (hora Espanhola).



Mais pormenores podem ser encontrados aqui

14 junho 2007

Novo Look


Pois bem no passado Domingo o que era um simples passeio de bike transformou-se em uns passeios de ambulância cá pela nossa zona e visita aos Hospitais e o pior de tudo é me lembrar muito pouco desses passeios... e de ter provocado um grande susto aos mulas e mulas juniores que iam comigo (para já não falar nos meus pais e familiares). Quero agradecer o apoio possivel que os Mulas me deram no local (pelo menos não me deixaram fugir para nenhures e tiveram paciência para me aturar mesmo depois de eu perguntar 100x a mesma coisa em 10 minutos, mas isto é o que eles dizem porque eu não me lembro :-) ) em especial ao Samuka. Quero tambem agradecer aos meus amigos que me visitaram ou ligaram e me apoiaram durante estes dias.
Queria aqui deixar um apelo para que todos os praticantes deste desporto nunca mas mesmo nunca andem de bicicleta sem capacete porque eu nem quero pensar o que me teria acontecido se eu não levasse capacete (agora já não está em condições de ser novamente usado mas quando foi preciso ele estava lá).
Quanto ao meu novo look não se preocupem que já está a desaparecer pois ai era apenas queimado o pior é o que não se vê :-).

PS - Tava-me a rir na foto porque passado 2 horas finalmente eu conseguia-me lembrar de algo durante mais do que 1 minuto... e as coisas começavam a fazer algum sentido.

13 junho 2007

Prognóstico para Maratona BTT Rally FAFE


Ora cá está um post diferente… Para além de analisarmos a prova no final… que tal fazermos também um prognóstico? Bem cá vai…
Na cidade de Fafe, os Mularaiders vão participar em mais uma prova do seu calendário desportivo. Analisando a altimetria a prova apresenta uns desafios interessantes e a meteorologia prevê chuva, por isso será uma prova difícil e com muita lama…
Agora, vamos analisar as possibilidades de cada um nesta prova…
Ora, eu como adepto do Glorioso, sofro do sindroma “Desta é que é, vamos ser campeões!”, por isso o meu prognóstico é que sou um candidato à vitória na meia-maratona.
O Quick Freddie, um eterno candidato aos primeiros lugares, se não tiver furos, partir os pedais ou atropelar velhinhas (ainda não fizeste este…) deve conseguir um lugar no top 10 na Maratona.
O Samuka, companheiro na Meia maratona, à custa de soro caseiro, powerbars e gel, será capaz de chegar ao fim... e ainda pedalar até casa...
El Pinto desistência de ultimo momento… motivos desconhecidos, mas segundo fontes próximas o motivo é…. A fonte também não sabia…
BruMau e Shifter não participam… foram vistos entre as noivas de S. António…

Resumindo, acho que vai ser mais um belo dia de BTT.
Fiquem bem e como dizia o mítico capitão do FC Porto… “Prognósticos… só no fim do jogo.”

PS: noticia de ultima hora… O Shifter vai participar… Segundo o que parece, ele queria “escanjar” as noivas… foi expulso…

Ps 2: Já fiquei a saber os motivos da não participação do El Pinto... As Melhoras Pinto!

05 junho 2007

24 horas BTT de Proença-a-Nova




No aeródromo das Moitas, do dia 2 para o dia 3 de Junho, os MulaRaiders não faltaram à chamada para as 24 horas em BTT.

Fomos quatro, andamos 24 horas, comemos pouco, dormimos menos e bebemos água até não poder mais. Nós e mais 100 outros loucos das bicicletas que não quiseram por nada deste mundo perder esta oportunidade. Em equipas de 8, de 4, de 2 ou a solo, houve desafio à medida de cada um.

Estavam 30°C de dia e 25°C durante a noite mas não foi só por isso que a corrida esteve sempre ao rubro. Os MulaRaiders iam para rebentar com a classe de equipas de quatro, mas os Trilhos&Tralhos tinham as mesmas intenções e bateram-se pela posição com evidente superioridade física. Os Mulas facturaram um segundo lugar no podium a 1 volta dos Trilhos&Tralhos e com 4 voltas de avanço para os Teimosos que levaram o prémio da terceira posição.

Os Mulas tiveram direito aos seus 'quinze minutos de fama' na forma de dois tempos de volta mais rápida. Infelizmente, a estratégia dos Trilhos&Tralhos foi tal que por duas vezes roubaram essa honra.

Começamos sem saber muito bem que tipo de estratégia usar no que dizia respeito às passagens de testemunho mas com uma ideia de fazer cerca de duas horas por turno (5 a 6voltas). Depois de só 1:40 (4° volta) de prova percebemos que não ia ser a melhor forma de levar a nossa avante e acabamos por aumentar a frequência das substituições para as 3 voltas. Rapidamente percebemos que os Trilhos&Tralhos estavam a ganhar terreno, mas a prova ia durar mais 22 horas e ninguém sabia como os músculos iriam reagir durante a noite.

E que noite! De sono restaurador só tivemos uma amostra pois a adrenalina era tal que não nos deixou descansar mais do que 1 hora de ligeiro repouso. Como tal, os músculos começaram a dizer que já não eram horas para pedalar mas as Mulas são teimosas por natureza e assim, fizemos juz ao nome com a ajuda de luzes para ir iluminando os caminhos cruzados na companhia das rãs que coaxaram à nossa passagem. Eram, claramente, rãs fanáticas pelo BTT.

De manhã o trajecto parecia outro. Das imagens que cada um tinha retido das passagens anteriores, já nenhuma era válida. A alteração da posição do sol baralha o sentido de orientação de qualquer um. Felizmente, o percurso foi revisto pela organização pelo menos três vezes durante as 24 horas de prova. As indicações eram claras e visíveis tanto de dia como de noite (com setas reflectoras e batons luminescentes). Os primeiros raios de sol anunciavam um dia muito quente e faziam da paisagem um quadro que só poderia mesmo ser desfrutado a rolar de bicicleta.

A organização montou pontos de passagem em locais-chave e contaram com o apoio dos espectaculares escuteiros que à última passagem me olharam de uma forma tão fatigada que só podia querer dizer: "...ó amigo, ainda vai andar de bicicleta muito tempo?" Se eu tivesse tido forças para falar com eles tinha dito algo motivante. Como já não havia energia para articular o que fosse, aceitem as minhas desculpas...

Um grande obrigado ao Beleza do BikeTeam em São João da Madeira pelas luzes que fizeram dia da noite. Um obrigado à Fátima pela boa disposição, conversa, desportivismo e ajuda na organização. Um obrigado e uns parabéns ao Paulo (Horizontes e loja DropOut) pela organização sem falhas de um evento fantástico. Ao Samuka e à Teresa que fizeram os quilometros só para dizer "urra Mulas!" um grande abraço suado! Um obrigado muito especial à Mi que nos deu o apoio nas 'boxes' desde a primeira até à ultima hora de competição.

Quem nos viu a participar (entre tantas outras) na Beselga e depois no Xurês Extreme e depois no Portalegre sabe que levamos sempre a nossa boa disposição para estes eventos, portanto, pode ter sido um só um segundo lugar para os MulaRaiders mas foi uma grande vitória para a nossa amizade.

Parabéns Muleirada!




quickfreddie BruMau ElPinto Shifter
no. voltas15121312
tempo médio / volta25:3029:5828:4728:25
km em prova (tempo)144 (6:22:27)115.2 (5:59:39)124.8 (6:14:08)115.2 (5:40:58)


sites relacionados:
trilhos & tralhos
www.24horasbtt.com
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,19773.0.html

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power