21 abril 2006

MaiaCycles - Santiago

Traçado:

O início deverá ser em Verin, junto à fronteira portuguesa (dispomos de um track GPS Verin - Santiago de Compostela). De resto são apenas mais 25 kms. de carro entre Chaves e Santiago:

DIA 1. No primeiro dia (22 ABR) deveremos percorrer cerca de 76 kms. entre Verin e Ourense optando não pelo caminho de Xinzo de Limia ("variante sul" do "Camino Sanabriano / Via de la Plata" mas com uma pendente enorme logo a seguir a Verin) mas antes indo para norte, pelo vale do Tâmega, até Laza (que é um ponto de passagem da "variante norte" com
uma distância idêntica até Ourense). Em Laza viraremos para NW, passaremos a norte do Lago de Antela e iremos até Ourense. Aí iremos em direcção ao Albergue que fica junto da Catedral (não esquecer as credenciais de peregrino). Ainda assim são cerca de 1200 metros de acumulado.

DIA 2. No segundo dia (23ABR)deveremos percorrer cerca de 100 kms. e ficar a cerca antes de 15 kms. de Santiago num albergue novo (Vedra). Esta é a etapa mais longa com cerca de 98 kms. e 2260 metros de acumulado.

DIA 3. No terceiro dia (24 ABR) percorreremos os 15 kms. até Santiago e teremos a vantagem de chegar de manhã e numa 2.ª feira isto é, sem turistas, o que são só vantagens. Ainda assim serão quase 500 metros de acumulado. Seguiremos, de imediato, em direcção a Finisterra.
O chamado "prolongamento a Finisterra" isto é, de Santiago até ao Farol do Cabo Finisterra tem 90 kms. No entanto
a minha sugestão vai no sentido de efectuar neste terceiro dia apenas até Concurbion (vila piscatória) e ficar aí no albergue (já os contactei e estão abertos). Ou seja efectuar 75 quilómetros (ao que se deve juntar os quinze de Vedra a Santiago) numa distância total, neste terceiro dia de 90 kms.

DIA 4. No quarto e último dia (25 ABR) efectuaremos os quinze quilómetros finais ao longo da Costa da Morte entre Concurbion e o farol do Cabo Finisterra. Termina aí a nossa peregrinação.


Dureza - De Verin a Santiago são 198 kms. e 4000 metros de acumulado, muito duro portanto é necessário não subestimar o trajecto.
De Santiago a Finisterra são mais 90 mas ainda não sei exactamente qual o acumulado embora julgue que é um pouco mais simples.

Logística - Seria importante no primeiro dia chegar, a partir de Chaves, ao nosso ponto de partida, Verin, o mais cedo possível, de resto isso está facilitado com a ligação por auto estrada recém concluída entre Guimarães e Ribeira de Pena / Vila Pouca de Aguiar.
Nas dormidas não há que inventar já que a rede de albergues proporciona o abrigo adequado. Quanto às refeições acho que se deve optar pelo seguinte: descartar o almoço tradicional e sentado à mesa substituindo-o por uma ou outra paragem curta pelo que o tradicional "bocadillo" espanhol é mais que suficiente. O jantar, pelo contrário,
deverá de ser abundante. Deve-se, na medida do possível, comprar na véspera os géneros que se irão comer no pequeno almoço do dia seguinte, para evitar paragens prolongadas. De resto esse deve de ser o princípio básico já que a distância diária a percorrer, aliada à altitude acumulada impõem alguma disciplina no ritmo de andamento.
Importa também que não sejam muitos e que possam manter um espírito coeso e proporcionar um ritmo constante.

NOTA IMPORTANTE: Os transportes têm que ser assegurados pelos participantes.
P.S. - Havemos de fazer assim uma volta Mulas, não acham?

7 comments:

BruMau disse...

Sem Duvida... Temos de escolher uma data e prepararmos bem a coisa :-)

Uwish4 disse...

acho mto bem! ;)

Maria João Matos disse...

Bem, estou a ver que todos os caminhos vêm mesmo dar a Santiago!!! :) Alguma dúvida posso sempre ajudar ;)

BruMau disse...

Muitos Parabens Brumau pelas alterações ao Blog!!! Muito Porreiras

mnica ;* disse...

com razão um novo look!!

BruMau sempre atento e em alto estilo!!

jinhos gordos!

Unknown disse...

Bem, eu ainda nem tinha reparado no novo look... Tá fixe!!

Quanto a ir para santiago de bike... E pela descrição do caminho... Tá tudo maluco?!?!?!? aproximadamente 100 km por dia e em altitude!!!

BruMau disse...

Gostei do novo header...Aquela "junçao" de imagens das mulas esta muito bem conseguida sua...Mula Lagarta :-D

...mas...
...so que aqui a Mula "Nojenta Dragona" :-P acha que o nome "MulaRaiders"...não sei, fica cortar aquela foto do grupo...e...nao sei, baixar mais "down" o nome "MulaRaiders"...

Mas de resto, sinceramente, gosto do header...excepção feita daquele pormenor do "MulaRaiders"

:-D

P.S: vá, amanha "vocezes", vingam-se com 2 coices desta mula nojenta.....-D

MulaRaiders | Template by: À pois é!
Website: MulaRaiders Power